Quantcast
Saúde Oral

Governo aposta na ampliação e melhoria dos serviços de saúde oral

saude oral dentista

O Governo pretende ampliar e melhorar os serviços de saúde oral, com maior aproveitamento dos cheques-dentista (para crianças dos 2 aos 6 anos). Esta é uma das medidas previstas na proposta de lei das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, que foi aprovada na passada quinta-feira pelo Conselho de Ministros.

“Torna-se cada vez mais relevante a prestação de serviços públicos de proximidade, levando os serviços às pessoas, e utilizando cada vez mais, sempre que seja adequado, a telemedicina, o serviço por via telefónica ou digital. É fundamental assegurar as infraestruturas que permitiam um serviço público mais próximo e customizado e mais facilitado da vida do cidadão, que pode ter acesso aos serviços sem ter de sair de casa”, refere o documento citado pela Agência Lusa.

A área da Saúde deverá assim verificar também um “reforço do número de utentes com médico e enfermeiro de família atribuídos” e o “alargamento do número de novas unidades móveis no interior”.

O Governo pretende ainda criar equipas de saúde mental comunitárias, concretizar novos hospitais e continuar a requalificação de escolas no âmbito da provisão de serviços públicos.

Depois da sua aprovação pelo Conselho de Ministros, o projeto de proposta de lei das GOP para 2021 será analisado pelo Conselho Económico e Social (CES).