Quantcast
OMD

Gonçalo Assis é o novo National Liaison Officer de Portugal na FDI

Portugal conta com um novo National Liaison Officer na FDI, Gonçalo Assis. O responsável foi indicado pela Ordem dos Médicos Dentistas.

Portugal conta com um novo National Liaison Officer na Federação Dentária Internacional (FDI). O membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) Gonçalo Assis foi indicado pela Ordem para assumir o cargo, informa a OMD, em notícia do site.

Para o responsável, as funções que agora vai desempenhar representam “a oportunidade de estreitar relações entre a FDI e a OMD, melhorando sinergias já existentes e trazendo respostas concretas para os problemas da saúde oral, em Portugal”.

 

O National Liaison Officer explica que “é fundamental identificar à escala global as melhores práticas de saúde pública oral e influenciar os decisores nacionais a integrá-las nas suas prioridades políticas”.

Nesse sentido, Gonçalo Assis já definiu algumas áreas de atuação:

  • colocar o documento da FDI, o “Vision 2030”, no centro do debate político;
  • alertar para “o peso sanitário e económico” das doenças orais;
  • lançar no País a discussão sobre a relação direta e indireta dos problemas orais com outras doenças não comunicáveis, como as doenças cardiovasculares e a diabetes.
 

O representante português, quanto ao último ponto, refere que é “um debate que está a ser tido à escala global, catalisado pela recente resolução da OMS a este respeito, e que tarda a chegar a Portugal”.

Gonçalo Assis é médico dentista pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) e membro do Conselho Diretivo e da Comissão Científica da OMD.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?