Um estudo publicado no International Dental Journal reforçou a ideia de que a ferramenta de diagnóstico digital da Federação Dentária Internacional (FDI) pode ser utilizada como um método potencial de rastreio de casos de periodontite leve, moderada ou severa, noticia a FDI, em nota do site.
O estudo analisou as bases de dados de três centros na Alemanha, Hong Kong e Espanha (519 casos) para avaliar a associação entre a ferramenta e os itens individuais com as definições de casos de periodontite propostas pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e a American Academy of Periodontology (AAP).
Esta ferramenta online alinha-se com o regime de classificação de 2018 para doenças periodontal e peri-implante e a Orientação para a Prática Clínica de Nível S3 para o tratamento da periodontite fase I-III, divulgada pela Federação Europeia de Periodontologia.
A ferramenta de diagnóstico da FDI é parte do FDI Global Periodontal Health Project, lançado em outubro de 2015 para sensibilizar para o impacto da periodontite.