Quantcast
Saúde Oral

FDI lança Consensus Statement sobre sustentabilidade nos cuidados de saúde oral

A Federação Dentária Internacional (FDI) lançou o seu inaugural Consensus Statement on Environmentally Sustainable Oral Healthcare.

A Federação Dentária Internacional (FDI) lançou o seu inaugural Consensus Statement on Environmentally Sustainable Oral Healthcare, documento com o objetivo de levar a que o setor da saúde oral adote medidas amigas do ambiente que reduzam a pegada carbónica da profissão.

“Será uma surpresa para muitas pessoas que o setor da saúde é responsável por cerca de cinco por cento das emissões globais de gases com efeito de estufa, das quais os cuidados de saúde oral são um contribuinte importante”, disse o presidente da FDI, Ihsane Ben Yahya, citado em artigo do site da organização.

 

A saúde oral contribui para a poluição atmosférica resultante da libertação de CO2 associado a viagens e transportes, incineração de resíduos, falta de embalagens recicláveis, impacto dos gases anestésicos, como o óxido nitroso, e o elevado consumo de água.

“A prevenção é melhor do que a cura e é a forma mais impactante e prática de reduzir a necessidade de intervenções clínicas e impactos ambientais associados”, defendeu o presidente na FDI Sustainability in Dentistry Task Team, Nicolas Martin.

 

“Quando o tratamento é necessário, os cuidados de saúde oral devem focar-se na oferta de enchimentos duradouros, utilizando produtos e materiais de alta qualidade que durarão mais tempo e/ou exigirão menos substituições”, acrescentou.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?