A Federação Dentária Internacional (FDI) apresenta uma nova série de vídeos, que pretendem destacar as consequências da falta de acesso a serviços de medicina dentária durante a pandemia de covid-19, com impacto na saúde oral e no bem-estar da população.
Dois anos após os primeiros confinamentos, e à medida que o mundo retorna lentamente aos tempos pré-covid19, a FDI reuniu-se com dentistas de todo o mundo para entender o impacto a longo prazo da pandemia na medicina dentária e na saúde oral da população. Os vídeos surgem no âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral e, de acordo com nota no site da FDI, pretende chamar a atenção para a relação entre a saúde oral e a qualidade de vida.
A série apresenta membros proeminentes da liderança da FDI, incluindo o presidente Prof. Ihsane Ben Yahya (Marrocos), o presidente eleito Dr Greg Chadwick (EUA), o membro do Conselho Dr. Maria Fernanda Atuesta Mondragon (Colômbia) e o presidente do Comitê de Saúde Pública Assoc. Prof. Elham Kateeb (Estado da Palestina).
O lançamento da série de vídeos ‘Além de um sorriso saudável’ coincidiu com a 75ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS, onde foi aprovada uma nova estratégia global de saúde oral, que reconheceu que: “A pandemia de covid-19 teve um impacto negativo nos programas de saúde pública e na prestação de cuidados essenciais de saúde oral na maioria dos países, levando a atrasos no tratamento de saúde oral, ao aumento do uso de prescrições de antibióticos e a maiores desigualdades na saúde oral. A pandemia deve ser vista como uma oportunidade para fortalecer a integração dos cuidados de saúde oral nos sistemas gerais de saúde como parte dos esforços da UHC”.
Pode assistir aos vídeos aqui.