Quantcast
Investigação

Estudo: SARS-CoV-2 é detetada em biofilme dentário de pacientes com covid-19

Um estudo brasileiro descobriu a presença do vírus SARS-CoV-2 no biofilme dentário de pacientes que testaram positivo para a covid-19.

Um estudo brasileiro descobriu a presença do vírus SARS-CoV-2 no biofilme dentário de pacientes sintomáticos que testaram positivo para a covid-19. O mesmo estudo relatou alguns casos de pacientes que testaram positivo que possuíam o vírus em amostras de biofilme supragengival. As conclusões sugerem que o biofilme dentário pode desempenhar um papel importante na transmissão de covid-19, avança o Dental Tribune International.

18,6% dos pacientes que tiveram um resultado positivo ao teste de reação em cadeia de polimerase (PCR) também apresentaram SARS-CoV-2 na amostra de biofilme supragengival. Além disso, a carga viral observada nas amostras médicas daqueles que deram positivo no biofilme dentário foi superior à observada nos participantes que deram negativo. Segundo a investigadora Sabrina Carvalho Gomes, estas descobertas sugerem que a carga viral sistémica influencia a presença do vírus no biofilme dentário.

“Os resultados atuais colocam-nos em alerta e estimulam bons hábitos de saúde oral, especialmente a remoção mecânica do biofilme. Uma vez dentro de um biofilme, nenhum microrganismo é suscetível a medicamentos sistémicos ou locais e à resposta hospedeira”, concluiu a professora de periodontia do Departamento de Odontologia Conservadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil.

O estudo envolveu a recolha de amostras de biofilme de pacientes com sintomas parecidos à gripe entre julho e setembro de 2020, dos quais 70 testaram positivos ao vírus. Posteriormente, foram analisadas amostras de biofilme dentário dos indivíduos que tinham testado positivo em amostras da parte nasal da faringe e orofaringe.

Os investigadores pretendem continuar a investigação, já tendo dois estudos em curso. A autora do estudo pretende também estudar o microbioma humano para avaliar a relação dos vírus dentro do biofilme.

O estudo intitulado “Dental biofilm of symptomatic COVID-19 patients harbours SARS-CoV-2,” foi publicado online a 25 de abril de 2021 no Journal of Clinical Periodontology.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?