Quantcast
Investigação

Estudo: Periodontite pode passar de pais para filhos

Uma investigação realizada na Universidade de Campinas, no Brasil, concluiu que os adultos que padecem de periodontite podem transmitir a doença para os seus filhos. Além disso, o estudo revela ainda que, quando os filhos recebem tratamento, a bactéria permanece na cavidade oral, divulga o Gaceta Dental.

“O microbioma oral dos pais é decisivo para a colonização microbiana subgingival dos seus filhos. A microbiota com disbiose adquirida pelas crianças de doentes com periodontite em tenra idade é resistente à mudança. E mantém-se mesmo depois de ser controlado o estado de higiene”, informa a equipa de investigadores.

A primeira autora do artigo, Mabelle de Freitas Monteiro, acrescenta ainda que, “se os resultados forem aplicados à prática dentária diária, pode dizer-se que o estudo também ajuda a desenhar abordagens mais diretas. Saber que a doença periodontal pode afetar a família do paciente é um incentivo ao uso do tratamento preventivo; bem como a procurar um diagnóstico precoce e mitigar complicações”.

A investigação sugere ainda que os pacientes com doença das gengivas são três vezes mais propensos a sofrer complicações de covid-19. Ao avaliar mais de 500 pacientes com o vírus, a equipa também descobriu que aqueles com periodontite tinham nove vezes mais probabilidades de morrer em comparação com aqueles com gengivas saudáveis.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?