Quantcast
Saúde Oral

Estratégia de Saúde Oral da OMS é aprovada

A 75ª Assembleia-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a adoção da estratégia de saúde oral. De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), a aprovação contempla várias das recomendações apresentadas pela Federação Dentária Internacional (FDI), nomeadamente a inclusão da saúde oral na resposta da OMS a emergências de saúde, e na nutrição materna e infantil.

Na sua intervenção na assembleia da OMS, a FDI elogiou a inclusão de metas para a saúde oral na estratégia das doenças não transmissíveis, bem como a atualização da definição de saúde oral.

 

O presidente da FDI, Ihsane Ben Yahya, declarou, citado em comunicado, que “a estratégia de saúde oral global da OMS alinha-se fortemente com a nossa própria Vision 2030: Delivering Optimal Oral Health for All report É fundamental que os Estados-Membros da OMS trabalhem em conjunto com os membros da FDI e complementem os esforços uns dos outros no terreno para assegurar uma implementação bem-sucedida das estratégias delineadas”.

Por sua vez, o bastonário da OMD, Miguel Pavão, considera que “esta resolução é um momento importante para a saúde oral a nível mundial, onde os Estados-Membros assumem um compromisso e uma agenda ambiciosa e prioritária para a saúde oral”

 

Agora, segundo comunicado pela OMS, a estratégia vai informar o desenvolvimento de um novo plano de ação global, incluindo um enquadramento para rastrear o progresso para com os objetivos, que vai ser discutido na Assembleia Geral em 2023. A OMS vai publicar ainda o seu primeiro relatório global sobre saúde oral ainda este ano.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?