Quantcast
Saúde Oral

Escolas do pré-escolar e 1º ciclo vão receber mais de 100 mil kits de saúde oral

A Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) e do Projeto SOBE+ (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), vai distribuir 100 mil kits de higiene oral pelos alunos do jardim de infância e do 1.º Ciclo.

Em comunicado, a DGS faz um balanço da atividade, nomeadamente do projeto “Escovar na Escola”, que prevê, entre outras iniciativas, a distribuição dos kits, constituídos por dentífrico e escova, dentro de um copo com tampa, para as crianças escovarem os dentes na escola.

 

Para concorrer ao projeto, as instituições escolares da rede pública, privada e social precisam de apresentar um projeto de promoção da saúde oral que inclua a escovagem diária dos dentes, realizada em ambiente escolar, e em parceria com unidades de saúde do SNS (equipas de saúde oral e/ou saúde escolar).

Ainda no âmbito do Projeto SOBE+, está disponível, em formato digital, o livro “O meu espelho da saúde oral”, da autoria de Miguel Lopes Oliveira. O livro, disponível em SOBE+ e também nas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, convida a uma autoavaliação da sua saúde oral, dando ainda a conhecer as doenças orais e as suas consequências e apresentando propostas de boas práticas em saúde.

 

O Projeto SOBE+, desenvolvido em parceria pela DGS, Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), tem disponibilizado às bibliotecas da RBE vários materiais lúdico-pedagógicos (livros, filmes, jogos, músicas e outros).

Quando ao acesso aos cuidados de saúde oral, a entidade lembra que desde 2008, foram investidos mais de 190 milhões de euros destinados a 19,5 milhões de tratamentos dentários que abrangeram cerca de 4,7 milhões de utentes.

 

“A taxa de utilização global dos cheques-dentista e das referenciações para consultas de higiene oral nos centros de saúde ronda os 70%, realçando-se que cerca de 60% dos tratamentos realizados a estes utentes foram preventivos. Atualmente, mais de 5.700 médicos dentistas e estomatologistas atendem, em mais de 11.100 consultórios privados, os utentes do SNS portadores de cheque-dentista”, informa a DGS.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?