Saúde Oral

EFP elabora o protocolo de segurança para pacientes e consultórios dentários

EFP elabora o protocolo de segurança para pacientes e consultórios dentários

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) publicou um conjunto de infografias para as clínicas dentárias com recomendações de segurança e de como gerir o fluxo de pacientes antes, durante e após o tratamento nesta altura de pandemia.

O documento baseia-se na literatura científica disponível, contudo limitada, e nas observações e experiências dos médicos dentistas.

As recomendações da EFP foram coordenadas por Filippo Graziani, ex-presidente da federação, e presidente do Comité de Projeto Europeu da EFP.

“Tentámos destacar os conhecimentos atuais, baseando as nossas ideias em três níveis de força diferentes, de acordo com as informações de que dispomos sobre o vírus SARS-CoV-2”, explicou Graziani, citado pelo Dental Tribune International.

“Apesar dos relativamente poucos conhecimentos disponíveis, tentámos compactar algumas informações práticas em gráficos para apoiar o setor dentário e periodontal a nível mundial. Por favor, siga as orientações das suas próprias instituições caso sejam detetadas quaisquer discrepâncias e verifique se há mudanças, uma vez que o conhecimento sobre a gestão do vírus está a mudar rapidamente”, aconselhou.

A infografia abaixo ilustra os protocolos de triagem de pacientes, gestão de pacientes no consultório e rotinas de tratamento e pós-tratamento, bem como um questionário de triagem telefónica, com as perguntas que devem ser colocadas aos pacientes quando telefonam para marcar uma consulta.