Quantcast
Formação

É online e gratuito – este curso de telemedicina destina-se a profissionais de saúde

médico-computador-saude-oral-site-clinica-dentária

A farmacêutica Pfizer e a empresa de software UpHill estão a disponibilizar um curso de telemedicina online e gratuito para profissionais de saúde.

“Perante o incremento exponencial da telemedicina no contexto da pandemia, que exigiu uma adaptação rápida aos profissionais de saúde, e identificadas as lacunas existentes na formação, a Pfizer recorreu à UpHill para criar este curso prático, que promove a discussão das boas práticas na literatura e a experiência das instituições pioneiras na teleconsulta em Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de profissionais possível, garantindo que estão conscientes e confortáveis com os procedimentos adequados às teleconsultas”, adianta Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill.

A formação, disponível na plataforma da UpHill, é constituída por vários webinars, algoritmos de atuação, vídeos e resumos de evidência científica para discussão das melhores práticas.

De nome “Coleção Telemedicina”, a iniciativa surgiu como resposta “à necessidade de maior divulgação e formação dos profissionais de saúde na temática em causa”, anunciaram as empresas em comunicado.

Citando dados de um estudo recente da GFK Metris, a farmacêutica e a empresa de software sublinham que 775 mil portugueses recorreram à telemedicina desde o início da pandemia, sendo que em 95% dos casos as consultas foram feitas por telefone e menos de 5% envolveram transmissão de imagem. Os números são explicados pela infraestrutura tecnológica inadequada, lacunas na formação dos profissionais e literacia da população.

Entre os principais objetivos do curso destacam-se a capacidade de identificar os passos recomendados para a realização de uma teleconsulta, recorrendo a um protocolo de atuação clínica; saber executar um exame objetivo dirigido em ambiente de teleconsulta; reconhecer o modelo de funcionamento das teleconsultas e deveres legais durante a prática clínica à distância, bem como identificar os requisitos legais de acordo com o modelo de funcionamento das teleconsultas estabelecido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Todos os recursos estão disponíveis online e a formação decorre, de forma assíncrona, até dia 30 de novembro. Ao longo deste período, estão agendados três webinars, que acontecem dias 27 de outubro, 2 e 12 de novembro, ficando também disponíveis para consulta em diferido.

Agenda de webinars

Aprender da experiência de pioneiros na teleconsulta em Portugal – 27.10 | 18h30
Patrícia Mora | Coordenadora de Medicina Geral e Familiar na CUF Sintra
Rita Veloso | Vogal Executiva Conselho de Administração Centro Hospitalar Póvoa de Varzim Vila do Conde
David Rodrigues | Lead Medical Advisor na UpHill

Modelo de Funcionamento e Enquadramento Legal – 02.11 | 18h30
Henrique Martins | Professor na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior
Paula Amorim | Membro da Iberic Society of Telemedicine and Telehealth
Luís Patrão | Cofundador da UpHill

Boas Práticas da Teleconsulta – 12.11 | 18h30
Sofia Couto da Rocha | Chief Transformation Officer dos Lusíadas
Micaela Seeman | Chief Medical Officer na CUF
Duarte Sequeira | Cofundador da UpHill

Inscrições aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?