Quantcast
Investigação

Direito de Resposta e retificação ao artigo “PEEK: Melhores resultados biológicos para os implantes”

Assunto: Artigo Publicado na Edição n.º 137 da revista SAÚDE ORAL, de março-abril de 2021.

– Artigo denominado: “PEEK: Melhores resultados biológicos para os implantes” Texto Joana Vieira 8 de abril 2021.

– Sítio da internet – https://www.saudeoral.pt/destaques/peek-melhores-resultados-biologicos-para-os-implantes/

– Direito de Resposta e rectificação.

Paulo Sérgio Maló de Carvalho, médico dentista, na sequência do artigo mencionado em epígrafe, vem no exercício do seu direito de resposta e rectificação relativamente ao mesmo, nos termos dos artigos 24º e seguintes da Lei de Imprensa – Lei nº 2/99, de 13 janeiro – dizer e rectificar conforme se segue:

1. O título do artigo “Melhor resultado Biológico para implantes” é enganador e FALSO.

Não só por não termos nenhum estudo científico que o comprove, como também por carecer de lógica científica.

Quando muito, teremos resultados biológicos idênticos.

2. A técnica All-on-4 foi desenvolvida por mim entre 1993 e 1996 e publicada mais tarde (ver artigo cientifico em anexo).

É também FALSO que tenha sido desenvolvida pela equipa da Malo Clinic. A Malo Clinic não existia nessa altura, as pessoas mencionadas no artigo não participaram no desenvolvimento, pois ainda não eram licenciadas nessa altura.

O All-on-4 Protocolo Cirúrgico está estabilizado desde o ano 2000.

3. É falso que a reabilitação protética sobre esta técnica tem vindo a ganhar outros contornos. A reabilitação é maioritariamente feita, em todo o mundo, por uma infraestrutura em titânio que foi desenvolvida por mim e pela empresa Nobel Biocare no ano 2000.

Mais uma vez não houve nenhuma participação dos dentistas mencionados nesta invenção.

3. Essa técnica foi publicada (ver artigo científico em anexo) – numa revista internacionalmente conceituada e é conhecida por Malo Bridge.

4. No que concerne sobre o estudo sobre o Peek, o mesmo foi liderado por mim e publicado por mim (ver artigo científico em anexo) com a participação de vários elementos da minha equipa. Este facto foi omitido, de modo a tentar tirar-me visibilidade.

5. É FALSO e completamente absurdo dizer que um tipo de prótese seja a primeira grande atualização do protocolo All-on-4. Esta afirmação além de falsa, como mostra um completo desconhecimento sobre a matéria. O All-on-4 é um protocolo cirúrgico e não protético, portanto, qualquer alteração no protocolo protético não pode ser considerada uma atualização do protocolo cirúrgico.

6. É obvio que este artigo foi escrito para tentar dar visibilidade a uma empresa, usando o meu bom nome e para tentar usurpar estudos científicos desenvolvidos e implementados por mim, antes de existir a Malo Clinic.

É com profunda tristeza que vejo colegas que formei e que conhecem os factos suprarreferidos, deixarem-se influenciar por motivos e causas que vão para além da causa médica. Fazendo tábua rasa dos valores e conduta que, durante muitos anos, foram os valores da Malo Clinic. Os princípios e valores humanos estavam acima dos valores materiais. O bem-estar do paciente estava acima de qualquer outro valor.

Nestes termos, deve a presente resposta e rectificação ser publicada nos moldes do artigo 26º da mencionada disposição legal, o que desde já se requer.

Lisboa, 25 de maio de 2021.

Paulo Sérgio Malo de Carvalho

Carta Direito de Resposta

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?