Quantcast
Clínicas Dentárias

Dicas práticas para melhorar a comunicação com os pacientes

A comunicação com os pacientes é cada vez mais valorizada numa clínica dentária. A médica dentista Bethany Rushworth dá algumas dicas.

A comunicação com os pacientes é cada vez mais valorizada numa clínica dentária. A médica dentista premiada Bethany Rushworth, num artigo para o site Dentistry, dá algumas dicas de como melhorar a comunicação e interação com os pacientes.

De acordo com a especialista, uma das queixas mais comuns na prática dentária é a falta de comunicação. Algo que é também essencial para educar os pacientes, de forma que melhorem a sua saúde oral e percebam a importância dos tratamentos.

As dicas de Bethany Rushworth são:

– Criar um guião e aprendê-lo

Na experiência pessoal da medica dentista, 99% das vezes ela explica cada condição e cenário nas mesmas exatas palavras, só alterando algumas coisas específicas para o paciente em questão. Na sua opinião, tal possibilita que não se esqueça de informação e que os assistentes dentários possam ajudar a completar informação que falte.

As componentes visuais, como fotografias, diagramas ou modelos 3D, podem também ajudar a explicar mais claramente os procedimentos.

– Documentar

Para Bethany Rushworth é importante documentar o que foi abordado com cada paciente, de forma sumarizada em pontos chaves, para facilitar que se recorde das situações específicas de cada paciente.

– Layout do consultório

O layout do consultório, na visão da especialista, é algo que pode ser melhorado para facilitar a comunicação. Quer seja alterar a posição do computador para escrever notas enquanto se fala com os clientes, como também a posição da cadeira para os pacientes poderem visualizar as imagens no ecrã.

A utilização de um tablet ou até de um livro impresso com fotografias e diagramas pode ser também uma solução para não alterar o layout.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?