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Dicas para recuperar do ‘burnout’

O burnout [1]é um problema que tem ganhado cada vez mais relevância no setor dentário desde o início da pandemia. A terapeuta dentária Amber Ojak, num artigo para a Dentistry [2], dá algumas dicas de como ultrapassar o problema, de que também ela sofreu.

A primeira grande dica é “aprender a dizer não”. “O meu maior pedido nos últimos meses foi admitir quando preciso dar um passo atrás e dizer não. Este não é um ‘não’ que vai durar para sempre; é um não ” a dar-lhe toda a minha atenção naquele momento”, explica.

 

Na sua visão, os profissionais precisam de aprender a rejeitar projetos se estiverem um pouco esgotados e não sentir culpa disso.

A segunda dica é “desligar-se das redes sociais”, uma vez que, com a pandemia, muitos profissionais recorreram às redes sociais para promoverem o seu trabalho e para partilharem conhecimento. Com o regresso à rotina de trabalho, ela aconselha a existir um distanciamento das redes sociais.

 

“Estou agora ‘disciplinada’ para limitar o meu tempo nas redes sociais e sentir-me mentalmente mais leve. Sou capaz de parar de pensar no que preciso colocar a seguir. E a quem preciso responder para poder desligar completamente”, explica.

Outra dica é “abraçar o ambiente natural”, isto é, começar a passar mais tempo ao ar livre, como método de relaxamento.

 

Por último, Amber Ojak refere que “nada é para sempre”, o que inclui o burnout, aconselhando que os profissionais comecem a falar sobre o assunto entre si. Isto ajudar-nos-á a todos a perceber que a maior parte das pessoas tem passado por isso em maior ou menor medida”, explica.