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Devo ter um blogue no website da minha clínica?

O universo da Internet é vasto e garante grande visibilidade e uma maior proximidade entre as empresas e os seus potenciais clientes. Uma clínica também beneficia das inúmeras vantagens de estar presente na web.

Hoje em dia, todas as clínicas (ou quase todas) possuem um site institucional e formal, onde se apresentam ao mundo digital. Contudo, nem todas as clínicas partilham no seu site um blogue, embora essa seja uma forma de estreitar laços com os pacientes e ainda angariar novos.

Pertinência dos blogues

Partilhar um blogue no site da sua clínica pode revelar-se uma estratégia fundamental. É uma ferramenta indispensável na comunicação de uma clínica moderna e ambiciosa, pois permite a partilha de diversos conteúdos que demonstram que os pacientes são importantes para a clínica.

Partilhar textos com informações relevantes, fotos ilustrativas de temáticas pertinentes ou de procedimentos clínicos ou mesmo vídeos revela grande generosidade da clínica em fornecer conteúdos de interesse e em dar a conhecer o seu trabalho. Os blogues podem funcionar como uma espécie de diário virtual da clínica.

Linguagem

O que distingue o site profissional da clínica de um blogue é a linguagem. Se se pretende maior visibilidade no meio digital, com uma maior interação com o público-alvo, então o blogue pode ser a melhor solução.

Se no sítio da clínica a linguagem é mais formal e prática, no blogue pode apostar-se numa linguagem mais informal e mais emotiva, criando uma maior proximidade com as pessoas. O conteúdo publicado é bem distinto; é mais direto e mais claro.

Se o site possui um conteúdo com informações mais técnicas e específicas, numa estrutura mais estática; no blogue, há outro dinamismo, com publicações constantes, fomentando uma maior proximidade, fidelizando pacientes atuais, assim como angariando novos, conquistados pelos conteúdos publicados.

Profissionais de saúde

Por vezes, distingue-se uma empresa comum que vende produtos, por exemplo, de uma empresa ligada à área da saúde. Naturalmente, há muitas diferenças, mas também há semelhanças, pois parte do caminho para o sucesso,  progresso e prosperidade é idêntico.

Um blogue representa uma ferramenta super útil de marketing médico digital para clínicas e profissionais de saúde. É um espaço de publicação regular que permite uma maior proximidade com as pessoas, através do qual pode haver uma partilha de informações, dicas, sugestões e experiências.

Pesquisas

É comum as pessoas realizarem pesquisas no Google (ou outro motor de busca) acerca dos sintomas de algumas doenças. Também procuram sobre a prevenção de determinadas doenças.

Se as pessoas realizarem esse tipo de busca e se depararem com o blogue da sua clínica, facilmente chegarão à conclusão de que a clínica se estabeleceu como uma autoridade no assunto. Assim, nesse momento ou futuramente, seguirão com todo o interesse o conteúdo disponível no blogue da clínica, alargando o seu interesse por outros artigos e materiais disponibilizados no blogue e pela clínica em si.

Credibilidade

Deste modo, o blogue da sua clínica contribui para algo extremamente útil: a credibilidade. Algo determinante e que gera grande influência na hora de decidir a que clínica se deslocar num momento em que é necessário solucionar algum problema de saúde.

Espaço de ajuda

O blogue deve ser útil e ter como objetivo ajudar. Ser fácil e intuitivo, por forma a prestar um precioso auxílio num momento de necessidade. A produção dos artigos deve ser pensada e atual para que seja relevante para o público-alvo.

Por exemplo, na área da geriatria, os conteúdos devem centrar-se em sintomas e tratamentos de doenças frequentes nessa faixa etária, nomeadamente: como tratar a hipertensão arterial? O que é a diabetes? Quando devo fazer uma avaliação da osteoporose? Que exames devo fazer para saber se tenho osteoporose?

Vantagens do blogue para a sua clínica

  • Dá maior visibilidade e reconhecimento na Internet.
  • Torna a sua clínica numa autoridade na área.
  • Permite um melhor posicionamento nos motores de busca.
  • Ajuda a atrair potenciais clientes.
  • Cria uma relação de confiança e fidelização.
  • Responde de forma célere a dúvidas e questões dos pacientes.
  • Instrui o paciente.
  • Atrai novos pacientes.
  • Fideliza a carteira de pacientes.
  • Gera público para potenciar em marketing.

Apoio

Esta é uma estratégia de marketing de conteúdo que necessita de diversos conhecimentos para ser eficaz. De forma a conseguir alavancar o negócio da sua clínica, pode e deve contar com pessoas devidamente qualificadas nas áreas da saúde e do marketing

Criar um blogue médico é uma tarefa árdua, que necessita de aliar uma estrutura visual agradável a conteúdos relevantes e pertinentes, realizados de forma acessível e que permitam uma fácil interação. Contratar uma agência de marketing especializada na área da saúde pode revelar-se uma aposta acertada, pois não só presta auxílio na criação do blogue, como também oferece uma estratégia com conhecimentos, contribuindo com a criação de conteúdo de qualidade inquestionável. 

A Constant Circle pode ser o seu parceiro de aventura, prestando um serviço direcionado para os resultados, que identifica lacunas e propõe soluções para os problemas que vão surgindo.

 

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle [1] e da Doctorino [2]. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.