Quantcast
Investigação

Detetada bactéria que diminui imunidade antiviral na cavidade oral

As proteínas produzidas pelas células epiteliais orais protegem os humanos contra a entrada de vírus pela boca. No entanto, as bactérias orais podem suprimir a atividade destas células, aumentando assim a vulnerabilidade à infeção, concluiu uma investigação norte-americana, divulgada no Dental Tribune International.

“Um número significativo de agentes patogénicos virais infeta diretamente as células epiteliais orais ou têm uma presença transitória na cavidade oral devido à infeção e libertação de outros tecidos. Isso despertou o nosso interesse e investigámos como a imunidade antiviral é regulada e manipulada na cavidade oral”, comentou uma das colideres da investigação na University of Louisville School of Dentistry, Juhi Bagaitkar.

 

No estudo, os investigadores usaram tecidos gengivais humanos, modelos de rato e abordagens in vitro para mostrar que a produção do interferão, importante na limitação da infeção viral, e a imunidade antiviral são severamente comprometidas na presença do patogénico bacteriano oral Porphyromonas gingivalis.

“O aspeto mais interessante do nosso estudo é que descobrimos como os residentes bacterianos do biofilme oral podem determinar a eficácia das respostas do interferão hospedeiro”, explicou a investigadora.

 

“Descobrimos que os pacientes humanos e os ratos com periodontite humana que estão cronicamente infetados com P. gingivalis têm uma capacidade intrinsecamente reduzida de produzir interferão e ativar genes estimulados pelo interferão em resposta a estímulos patogénicos virais”, acrescentou ainda.

À luz das descobertas, os investigadores comentaram que estudos futuros se concentrarão na investigação do desenvolvimento de estratégias para reforçar a imunidade antiviral oral contra vírus que infetam os tecidos orais.

 

O estudo, intitulado “Microbiome-mediated incapacitation of interferon lambda production in the oral mucosa”, foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?