Quantcast
Saúde Oral

Desenvolvido sistema de rastreio em crianças com ‘smartphones’

rastreio crianças

Um grupo de investigadores australianos receberam financiamento do Governo da Austrália para o desenvolvimento de um sistema de rastreio de saúde oral em crianças, através de smartphones. O projeto quer desenvolver sistemas que permitem aos pais tirar fotografias dos dentes dos seus filhos, como noticia o Dental Tribune International.

As fotografias seriam tiradas com dispositivos inteligentes e enviadas para os médicos dentistas para avaliação. O novo sistema pretende assim melhorar o acesso a consultas dentárias de rotina e reduzir os encaminhamentos inapropriados e desnecessários. Dessa forma, ajudando a minimizar as viagens e o tempo de espera.

“O que está no centro de 25 anos de esforço da equipa é garantir o acesso à saúde dentária a pessoas que estão nos limites marginais da sociedade”, disse o coinvestigador, Dr. Marc Tennant, à Dental Tribune International.

Apesar do foco nas crianças, o sistema de rastreio poderá ser alargado aos adultos. O projeto não pretende substituir os exames médico-profissionais. Os investigadores querem apenas ajudar a fazer rastreio e dar conselhos sobre saúde oral.

O projeto é liderado por um grupo de investigadores da Universidade da Austrália Ocidental, em Perth. O desenvolvimento é feito em colaboração com o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation e a Telethon Kids Institute.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?