Quantcast
Produtos

Dentsply Sirona lança DAC Universal S, o sistema de proteção tudo-em-um

A Dentsply Sirona lançou o novo DAC Universal S. Além de ecrã táctil, interface LAN, verificação guiada e limpeza, este conta com uma função de esterilização abrangente, especialmente conveniente para os mercados onde é necessário esterilizar em vez de desinfetar dispositivos médicos não embalados.

A DAC Universal S permite ainda  a seleção automática entre dois programas: Pink cap e White cap.

De acordo com a empresa, o programa Pink cap foi especialmente concebido para instrumentos rotativos, tais como turbinas, peças de mão retas ou contra angulares.

“O reprocessamento começa com uma pré-lavagem a frio. O processo de lubrificação totalmente automático é precedido de uma limpeza interna dos canais de pulverização e das engrenagens. A limpeza externa com o método de lavagem por impulso remove a sujidade e depósitos das superfícies externas dos instrumentos. A eficácia da limpeza é excecional e os resultados excedem largamente os valores padrão exigidos pelo Instituto Robert Koch (80% melhor). Finalmente, os instrumentos são esterilizados a 134 °C dentro de três minutos e depois tratados com ar frio”, detalha a empresa em comunicado.

O programa White cap é utilizado para instrumentos que não necessitam de lubrificação. É o caso das peças de mão e pontas de ultrassons, ejetores para seringas multifunções, assim como dispositivos de jato de pó e peças de mão. As etapas de limpeza são praticamente idênticas em ambos os programas; a única diferença, segundo a empresa, é que no programa White cap a lubrificação é omitida.

O sistema DAC Universal S utiliza apenas água desmineralizada sem agentes químicos de limpeza para as etapas de limpeza e esterilização, por forma a preservar a vida útil dos instrumentos. O fluxo de manutenção guiada Check & Clean e a interface LAN para os sistemas de documentação eletrónica estão também incluídos no DAC Universal S.

Todo o processo leva aproximadamente 21 minutos em cada programa.

“Com o desenvolvimento de um dispositivo combinado com uma função de esterilização, a Dentsply Sirona está a responder às necessidades dos médicos dentistas, que são obrigados a cumprir o processo de esterilização de dispositivos médicos não embalados”, diz Michael Geil, vice-presidente do Grupo Equipamento e Instrumentos da marca.