Quantcast
Investigação

Médicos dentistas e de família juntam-se para rever impacto da periodontite na saúde

Médicos dentistas e de família juntam-se para rever impacto da periodontite na saúde

A Federação Europeia de Periodontologia (FEP) e o braço europeu da Organização Mundial dos Médicos de Família (Wonca Europe) promoveram um Focused Workshop on Periodontology and Family Doctors, com foco na preparação de um documento de consenso e concordância sobre recomendações como abordar o impacto sistemático da periodontite nas doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias.

Segundo explicado em comunicado, 18 especialistas, divididos em três grupos de trabalho, reviram as últimas evidências disponíveis sobre as ligações entre a periodontite e as doenças crónicas anteriormente referidas. Em particular, uma nova revisão sistemática que avaliou as ligações entre periodontite e doenças respiratórias foi apresentada. Foram ainda discutidas as associações com a doença pulmonar obstrutiva crónica, asma, pneumonia, apneia obstrutiva do sono e covid-19.

 

O relatório de consenso conjunto final está ainda em curso e vai ser publicado simultaneamente no Journal of Clinical Periodontology e no European Journal of General Practice.

Paralelamente, a FEP planeia desenvolver uma campanha de sensibilização baseada nas recomendações, visando grupos específicos como pacientes em contextos de cuidados primários, pacientes em clínicas dentárias, decisores políticos, médicos de família, médicos dentistas, periodontistas e higienistas dentários.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?