- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

COVID-19: OMD anuncia procedimentos na triagem de pacientes

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, anunciou ainda uma comunicação para esta tarde.

Perante a evolução do surto de Covid-19 em Portugal, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) tem anunciado medidas e atualizado a informação disponibilizada aos médicos dentistas.

Agora, a OMD recomenda a realização de uma triagem a todos os pacientes antes da sua deslocação à consulta de medicina dentária, por forma a definir o grau de risco. A informação pode ser consultada na orientação da Direção-Geral da Saúde “Nova Definição de Caso” [1], que clarifica as definições de “caso suspeito”, “caso provável”, “caso confirmado” e a “classificação do tipo de contacto próximo”.

De acordo com as recomendações, o primeiro contacto deve ser realizado por telefone, com o objetivo de obter informações acerca do estado de saúde do paciente e do seu possível contacto com o vírus.

Sugere-se que o questionário foque as seguintes questões:

Se o paciente confirmar algum dos sintomas referidos, estiver infetado ou se for imunodeprimido, o médico dentista deverá desmarcar a consulta caso esta não seja urgente. Se se tratar de uma urgência, o médico dentista e a equipa devem adotar as seguintes medidas:

Caso não disponha de EPI (equipamento protetor individual) adequado, o médico dentista não poderá realizar a consulta ao paciente com Covid-19 ou suspeita de Covid-19. De acordo com o enquadramento legal, a OMD tinha alertado anteriormente para a pena de prisão prevista no Artigo 283.º do Código Penal [3] para quem propagar doença contagiosa por negligência, pena que pode variar entre um e oito anos.

A OMD tinha já também disponibilizado informação sobre cuidados preventivos nas consultas de medicina dentária. [4]

Declaração do bastonário da OMD

Na sequência das medidas decretadas pelo Governo ontem, 12 de março, e de uma reunião que decorre hoje entre as várias ordens profissionais da saúde e a ministra da Saúde, Marta Temido, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, dirigirá ainda esta tarde uma comunicação a todos os médicos dentistas.

Segundo foi possível verificar, através de publicações realizadas no Facebook, a OMD terá enviado um inquérito por e-mail aos médicos dentistas.

[5]

De acordo com um comentário do bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, ao fim da manhã tinham obtido mais de 3000 respostas. [6]

Apesar das várias iniciativas e comunicações com informação preventiva por parte da OMD, várias são as publicações e comentários que apelam que seja decretado o encerramento das clínicas como medida preventiva, havendo algumas que até já tomaram essa iniciativa. [7]

Até ao momento ainda não é conhecido o resultado da reunião desta tarde.