Quantcast
Saúde Oral

O efeito do consumo de drogas na saúde oral

O efeito do consumo de drogas na saúde oral

Um estudo recente da American Dental Association (ADA) revelou que mais de metade dos médicos dentistas dos Estados Unidos da América (EUA) verificou que muitos dos seus pacientes vão a consultas sob a influência de drogas. Um artigo do portal Gaceta Dental explica os riscos do consumo de drogas para a saúde oral.

O mesmo estudo revelou que “56% relataram limitar o tratamento a pacientes que estavam drogados e, devido à forma como a marijuana e a anestesia afetam o sistema nervoso central, 46% dos médicos dentistas inquiridos disseram que, por vezes, precisavam de aumentar a dose de anestesia para tratar os pacientes que precisavam de cuidados”.

 

O Consejo General de Dentistas lembra que o consumo de canábis provoca xerostomia (boca seca), o que está associado a um maior risco de cáries.

Além disso, o tetrahidrocanabinol (THC), o principal ingrediente ativo deste fármaco, é um estimulante do apetite, levando ao consumo de produtos açucarados com maior frequência e a deficiências nutricionais com impacto na saúde geral e na saúde oral.

 

A marijuana também causa alterações nos tecidos moles (aumento da presença de leucoplasia, lesões potencialmente malignas, alterações periodontais e risco aumentado de cancro oral, entre outros).

No caso da cocaína, se snifada, pode criar problemas no septo nasal e, nos casos mais graves, danificar o tecido entre o nariz e o palato.

 

Sendo um fármaco muito ácido, quando fumado ou aplicado diretamente nas gengivas, pode causar cáries, doença periodontal e lesões mucosas.

O uso de ecstasy (metanfetaminas) pode estar associado a um risco aumentado de bruxismo, dor muscular da mandíbula e xerostomia. A heroína também aumenta o risco de bruxismo e xerostomia.

 

O presidente do Consejo General de Dentistas, Óscar Castro Reino, recomenda que o indicado em casos em que o paciente está intoxicado (inclusive por álcool) é adiar o tratamento dentário em pelo menos 24 horas.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?