Quantcast
Saúde Oral

Conselho Europeu de Médicos Dentistas aprova novos princípios de atuação

A Assembleia-Geral do Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) aprovou dois novos princípios de atuação (statements) que enquadram a profissão no atual contexto de crise de saúde pública, que afeta a Europa.

A declaração “Medicina dentária e segurança do paciente durante a pandemia de COVID-19” recomenda a contínua prestação dos atos médico-dentários e o atendimento dos pacientes durante este período. O statement esclarece que a medicina dentária continua a ser uma profissão segura para utentes, médicos dentistas e respetivas equipas, uma vez que “são utilizados equipamentos de proteção individual eficazes na proteção de todos aqueles que estão no consultório e são cumpridos todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde”, lê-se em nota publicada no site da OMD.

O outro statement diz respeito à formação. Na declaração “Ensino da medicina dentária seguro e eficaz durante a pandemia COVID-19”, o CED procura consciencializar para as interrupções da formação de médicos dentistas, em virtude da atual crise de saúde pública, e sugere medidas para resguardar o ensino da profissão. “Entre as orientações, o organismo europeu apela a que academias e comunidade educativa cooperem de modo a disponibilizarem aos alunos ambientes de trabalho e de aprendizagem seguros e inclusivos”, refere a OMD.

Na mesma nota, a Ordem dos Médicos Dentistas sublinha que “a necessidade de mudança do currículo dos cursos de medicina dentária, para que se obtenha um equilíbrio entre o ensino presencial e o online. Processo que deverá identificar um conjunto de requisitos mínimos que garantam uma adequada formação dos futuros médicos dentistas”, de acordo com o CED.

O Conselho Europeu de Médicos Dentistas é uma associação europeia sem fins lucrativos que representa mais de 340 000 profissionais na Europa, através de 33 ordens e câmaras profissionais nacionais de 31 países europeus.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?