Quantcast
Saúde Oral

Congresso APHO: Higienistas orais reconhecidos pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia

A 20º edição do Congresso da APHO destacou a intervenção dos higienistas orais no SNS e atribuiu uma menção honrosa a todos os profissionais.

A 20º edição do Congresso da APHO, que decorreu entre os dias 22 e 23 outubro em Lisboa, destacou a intervenção dos higienistas orais no SNS e atribuiu uma menção honrosa a todos os profissionais pelas dificuldades acrescidas durante a pandemia.

O evento realizou-se no Ramada Lisbon Hotel e contou com 230 participantes, entre marcas, congressistas e oradores.

 

O programa científico destacou temas ligados à área da Implantologia, da gestão da ansiedade no paciente e o trabalho do higienista oral no Sistema Nacional de Saúde. A biodegradabilidade e sustentabilidade também mereceram atenção, com uma conferência sobre o que tem sido feito neste âmbito na prática clínica.

A sessão solene de abertura do congresso contou com a presença do presidente da comissão organizadora do congresso, Dr. Carlos Lopes, do vogal do Conselho Diretivo da ACSS, Dr. Tiago Gonçalves, do vice-presidente do Conselho Regional Sul da SPEMD, professor Dr. Duarte Marques, do bastonário da OMD, Dr. Miguel Pavão, e da presidente da APHO, Dra. Fátima Duarte. O momento serviu também para homenagear o higienista oral, Dr. Diogo Lourenço.

 

A habitual atribuição do Prémio Higienista Oral do ano 2021 foi dedicada – com título de menção honrosa − a todos os higienistas orais “que durante este ano de pandemia não deixaram de trabalhar mesmo com todas as dificuldades acrescidas inerentes à sua prática clínica”, refere a organização em comunicado. O prémio correspondente ao ano 2020 − impossibilitado de ser atribuído nesse ano devido ao contexto pandémico – foi entregue à higienista oral, Dra. Carla Afonso.

O congresso terminou com a Assembleia Geral para a eleição dos novos Corpos Sociais da APHO para o quadriénio 2021-2025. De acordo com a informação fornecida pela organização, desta votação resultou a vitória da Lista C, mantendo-se em parte os elementos da lista anterior sob a presidente da Dra. Maria de Fátima Duarte.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?