Quantcast
Gestão

Como posso marcar a diferença sobre a minha concorrência?

vencer a concorrencia saude oral

O mundo empresarial é extremamente competitivo. Se não se destacar, seguramente que a sua empresa, a sua clínica ou o seu consultório é ultrapassado. Seja na área da saúde, seja em qualquer outra área, o mundo das empresas tem concorrência acérrima e só os mais fortes vingam, se distinguem, lideram, se tornam uma autoridade e uma referência na área.

Mas como será que posso marcar a diferença sobre a minha concorrência? Temos algumas sugestões… Para isso, é preciso conhecimento, determinação, ambição, arrojo, criatividade, compromisso, estratégia, parcerias… e muito mais.

Como posso marcar a diferença sobre a minha concorrência? 

O mundo digital

A Internet tem hoje uma preponderância colossal no mundo dos negócios, independentemente da área. Há um poder impressionante no universo digital, pois permite que qualquer empresa prospere de forma mais célere e mais consolidada.

Contudo, não é fácil destacar-se entre a concorrência. Quem se destaca nas plataformas digitais (sites, blogues, redes sociais, entre outras) tem um palco que permite rentabilizar as suas estratégias de marketing. Mas, mesmo a quem se destaca, exige-se que continue a apostar constantemente na inovação, em novas estratégias, em novos conteúdos. Caso contrário, o palco vai para outro elemento da concorrência.

Questione-se

Colocar questões é importante em diferentes momentos da vida, seja pessoal, seja empresarial.

Será que os serviços da concorrência têm melhor qualidade que os da minha clínica ou consultório? O que é que a concorrência está a fazer para ter sucesso?

Como é que ela divulga os seus produtos? Em que plataformas? Ela está presente nas redes sociais? Em quais? Que conteúdos publica e de que modo o faz? Ela investe em publicidade ou em artigos patrocinados?

Qual a diferença de preços entre o que ela oferece e o que a minha clínica oferece? Há quanto tempo ela está no mercado? Onde é que a concorrência releva ser mais forte?

Estas são algumas das questões que deve colocar. Depois, há que conseguir boas respostas para elas!…

Conhecer a concorrência

Para se destacar da concorrência, é indispensável conhecê-la bem, caso contrário, podemos estar a fazer exatamente o mesmo. É importante saber o que a concorrência está a fazer de mal e não repetir. Mas também é preciso saber o que ela está a fazer de bem e… fazer melhor!

Atualmente, existem ferramentas online que permitem monitorizar as ações digitais das empresas concorrentes, as quais ajudam a ter acesso a dados relevantes, como as palavras-chave.

As “keywords” ajudam a definir e a caracterizar o conteúdo e contribuem para gerar mais tráfego. Se forem boas, potenciam o sucesso; enquanto as más contribuem para o insucesso.

Estratégias

São várias as estratégias (site, blogue, redes sociais, comunicação via SMS e e-mail, entre muitas outras) que se podem levar a cabo para promover uma empresa, uma clínica, um consultório. O conhecimento sobre os rivais deve ter influência na definição de uma estratégia online para a sua clínica ou consultório, pois é importante e permite que se melhore a eficácia comercial na web.

É crucial superar a concorrência, inovar e distinguir-se dos demais. Só assim conseguirá melhorar a eficiência das plataformas da sua clínica ou consultório. Seja nas estratégias de promoção, aproveitando um acontecimento marcante do mundo real, seja na rapidez com que o blogue ou o site é percorrido. Pode-se também comparar a velocidade do site da concorrência.

Plataformas que ajudam a analisar a concorrência

Uma boa fonte para conferir essa velocidade é a “Google PageSpeed Insights”. Teste-a aqui.

Ela faz uma avaliação que vai de uma escala de 0 a 100. Convém ter uma avaliação superior a 85, que é a que assegura um bom desempenho. Esta é uma fonte importante pois não só analisa o conteúdo das páginas, como faz sugestões úteis que permitem melhorar. Dicas cruciais que podem ir da visualização em computador à dos dispositivos mobile.

Pode também analisar a concorrência com o portal “Ahrefs”. Assim, é possível conhecer quais são as páginas mais fortes da concorrência. Pode saber a tipologia de conteúdos produzidos e perceber como eles conquistaram atenção (confira a opção ‘Top Pages’).

O portal “Alexa” também permite obter dados gerais sobre determinado site e permite conhecer quais são os sites mais populares por país. A “Woorank” revela-se outra fonte importante para analisar a concorrência. Naturalmente, existem diversas ferramentas que permitem analisar a concorrência. Deixamos apenas mais uma sugestão: o portal “Similar Web”. Basta inserir o ‘link’ da página que pretende avaliar (seja a da sua clínica ou da concorrência) e ele coloca à disposição informação valiosa.

Originalidade e inovação

Depois de conhecer a concorrência, é importante fazer diferente e melhor. Inovar é seguir um caminho por fazer; é abrir os trilhos que outros seguirão.

A sua clínica ou consultório pode marcar a diferença sendo original, sem deixar de ser coerente com os seus valores e com a sua missão.

Ideias base

  • Apostar na qualidade e não na quantidade.
  • Fazer melhor e evoluir.
  • Nunca repetir; não fazer mais do mesmo.
  • Estudar, investigar e aprender.
  • Estar atento aos pormenores.
  • Investir é sempre importante.
  • Oferecer algo é ter aproximação. O gratuito gera confiança (um e-book grátis,…).
  • Estar em todo o lado (nomeadamente nas redes sociais).
  • Saber onde está a falhar e modificar.
  • Encontrar parceiros que ajudem no caminho.

Parceiro

A área da saúde é exigente e necessita de conteúdos ainda mais rigorosos. Encontrar um parceiro que seja uma empresa de marketing com know-how na área da saúde pode revelar-se uma estratégia muito eficaz.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?