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Marketing digital

Como posso atrair o meu ‘target’ para a minha clínica?

É importante que um profissional de saúde tenha um perfil profissional nas redes sociais?

A resposta é sim. É muito importante, pois as redes sociais permitem criar um elevado impacto sobre pacientes e potenciais pacientes.

Entre as redes sociais existentes, há uma que se destaca neste momento: o Instagram. Um profissional de saúde deve criar uma conta no Instagram, pois esta rede tornou-se numa ferramenta de promoção essencial para qualquer profissional.

O marketing da saúde tem nas redes sociais um dos seus alicerces, tal como as empresas de outras áreas, pois o crescimento das redes, nomeadamente do Instagram, tem sido explosivo. O Instagram tornou-se ainda mais fundamental após ter sido adquirido pelo Facebook.

Os profissionais de saúde devem procurar manter uma presença digital profissional nesta rede, pois isso permite que sejam garantidas diversas vantagens, entre elas a de estreitar relações com os pacientes, um canal de contacto, um espaço de exposição, um local que permite o contacto direto, entre outros aspetos positivos. Há, no entanto, algumas dicas para conseguir rentabilizar da melhor forma a sua página profissional.

Como posso atrair o meu target para a minha clínica?

Há quem defenda que, para se ter a agenda sempre cheia, é necessário um investimento acentuado. Muitos são os gestores que perdem horas de sono para conseguir elevar as suas clínicas ou consultórios para outro patamar. A estratégia deve assentar sempre em fidelizar os clientes/pacientes atuais e conquistar mais pessoas.

O contexto

Atualmente, vivemos um contexto bem diferente do que era vivido noutros tempos. A Internet permite esclarecer as pessoas. Também elas têm uma voz que é bem ouvida pela comunidade, nomeadamente quando pretendem expor alguma injustiça que pode condenar a imagem de uma empresa.

Esta realidade transformou a relação entre as empresas e as pessoas. Há um comportamento distinto do público, mas também das empresas que querem atrair mais clientes.

Estratégias essenciais para conseguir atrair novos pacientes para a clínica

Hoje em dia, não basta uma unidade de saúde estar bem localizada e prestar um serviço satisfatório. Há outras variáveis importantes para o sucesso ser alcançado.

O mercado atual é mais exigente: quer saber mais sobre a clínica ou consultório e quer que os profissionais de saúde não parem no tempo e estejam sempre atualizados.

O investimento em ações de marketing permite atrair novos pacientes para a clínica

Ser visto é ser lembrado. Ser omnipresente no marketing digital é estar sempre à disposição. Quando surgir o momento da necessidade, terão os serviços da sua empresa de saúde como entidade próxima que pode ajudar. É importante ser visto precisamente no momento em que se é necessário. Esse é o melhor momento para ser visto.

As ferramentas de marketing são importantes, pois permitem aparecer no momento exato em que um potencial cliente está à procura de determinado produto de saúde que faz parte dos seus serviços.

Assim se percebe por que deve investir em ações de marketing digital. Se forem corretamente realizadas, asseguram retorno, tornando-se bem mais eficazes do que os anúncios offline, colocados em jornais ou revistas, além de serem bem mais baratos!

O site da clínica ou consultório

É importante ter um site profissional, intuitivo, simples e otimizado para o Google. O site da clínica deve partilhar informações importantes sobre a clínica.

Um site institucional deve partilhar missão, história e valores. Deve ainda partilhar localização, serviços oferecidos e formas de contacto.

O site de um consultório ou clínica deve possibilitar a marcação de consulta no momento. Um site moderno adapta-se automaticamente a ecrãs de diferentes tamanhos. Deve estar apto para telemóvel, tablets, entre outras opções.

Deve ser encontrado facilmente por mecanismos de busca. Portanto, seguir técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e estar como autoridade nas buscas orgânicas e espontâneas.

Criação de blogue

É uma forma comum e eficaz de aumentar o tráfego do seu site, aumentando com facilidade o número de visitas ao site.

O blogue implica uma visão diferente, mais próxima do público-alvo. Deve procurar, numa linguagem acessível, partilhar temas de interesse.

Publique conteúdo de qualidade que, depois, pode compartilhar nas redes sociais da clínica ou consultório. Informar o público com textos de qualidade cria uma ligação. Permite esclarecer dúvidas pertinentes. Permite dar dicas e sugestões. Permite orientar o potencial cliente para os serviços de saúde que são oferecidos pela clínica ou consultório.

Sugestões

  • Crie uma conta no Google Meu Negócio.
  • Este é um espaço no qual poderá dar detalhes sobre a sua clínica.
  • Partilhe informações como endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento, entre outros.

Criação de página nas redes sociais 

Especialmente no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube, entre outras. Estes são canais de comunicação imprescindíveis para as empresas conquistarem novos clientes:

  • Permitem fortalecer a imagem da sua clínica ou consultório.
  • Permitem atender pacientes no momento.
  • Permitem informar sobre as atividades da clínica ou consultório.
  • Permitem partilhar promoções e alcançar potenciais clientes com publicidade.
  • Utilizar o stories patrocinado do Instagram.
  • Avisar acerca de promoções da clínica.
  • Partilhar informações sobre workshops ou atividades especiais.
  • Divulgar ações sobre datas comemorativas (Dia de Luta Contra o Cancro, por exemplo).
  • Fazer lives (para tirar as dúvidas, simplesmente respondendo a perguntas, por exemplo).

Aposta em media pagos

Uma estratégia de marketing digital permite combinar media orgânicos com media pagos. Logo, ajuda a ampliar o alcance das marcas. Por isso, todas as clínicas ou consultórios modernos apostam fortemente neste tipo de marketing, pois permite que se seja visto em todo o lado.

O momento após a conquista de clientes

Mesmo depois de conseguir atrair os potenciais clientes, é necessário agradá-los. Portanto, o trabalho ainda não está concluído, pois o que se pretende é fidelizar os clientes conquistados. E isso também implica investimento. Investir em pessoal qualificado e competente, mas também em estruturas e equipamento de qualidade.

Qualidade do atendimento do rececionista da sua clínica

O atendimento do rececionista tem de ser profissional e satisfatório. É a cara da clínica ou consultório; a primeira pessoa a atender o paciente. Isto deve ser pensado quer no atendimento presencial, quer no atendimento por telefone ou mesmo por e-mail.

Essa pessoa é responsável por algo de uma importância vital: a primeira impressão sobre a clínica ou consultório. Uma pessoa simpática, rigorosa, profissional e competente nas suas tarefas é imprescindível, pois quem necessita de uma consulta, exame ou tratamento está com uma doença ou problema de saúde. Por isso, está desconfortável e impaciente, não devendo ter de lidar com incompetência ou antipatia nesse momento.

Um bom rececionista conquista os pacientes, enquanto um mau pode afastá-los definitivamente. Portanto, invista em rececionistas qualificados e bem preparados de forma a garantir uma performance de excelência, mesmo em contextos de stresse.

Qualidade do atendimento médico da sua clínica

A qualidade do atendimento médico da sua clínica deve ser de excelência, caso contrário haverá queixas nas redes sociais.

O atendimento médico deve ser humano, ético e tecnicamente competente. Deve conseguir estabelecer uma relação de confiança e transmitir os resultados e informações pertinentes com simplicidade, sem suscitar quaisquer dúvidas.

Infraestruturas

O edifício e a organização também são importantes. Se apresentar falhas a qualquer um desses níveis, por muitos novos clientes que cheguem, eles irão desaparecer. O investimento em equipamento atual e moderno também é imprescindível.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.