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Como o LinkedIn pode fazer o seu negócio evoluir!

A noção de convívio é hoje muito diferente do que era antigamente. As redes sociais representam mais um ponto de encontro entre as pessoas. Agora, já não é preciso estar num determinado espaço físico (cafés, restaurantes, clubes, bares, etc.) para conviver. Com a internet, a capacidade de socialização ficou muito diferente, pois pode conviver-se com alguém num pequeno instante, mesmo essa pessoa estando muito distante. 

As redes sociais representam plataformas onde as pessoas se podem ligar a nível mundial! Pessoas que partilham valores, gostos e objetivos comuns podem encontrar-se no mundo digital, onde tudo pode ficar ligado, com sites, blogs, aplicações que permitem promover entre si diversos pontos de ligação.

Existem diversas redes sociais, que permitem diferentes tipos de experiências, possibilitando partilhas distintas (fotos, vídeos, conteúdos, notícias, reações e comentários, entre outras). Entre as redes sociais mais populares estão Facebook, YouTube, WhatsApp, Tik Tok, Twitter, Pinterest, e LinkedIn. São todas muito distintas e é sobre esta última que centraremos o presente artigo.

Breve história

Esta rede social foi fundada por Reid Hoffman e Allen Blue em dezembro de 2002, tendo sido lançada no dia 5 de maio de 2003. Desde então, o LinkedIn tornou-se a maior rede social profissional. A Microsoft comprou o LinkedIn no dia 13 de junho de 2016.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social profissional, tendo como principal objetivo proporcionar uma plataforma digital onde as pessoas possam evoluir profissionalmente, pois além de disponibilizarem o seu curriculum vitae (com o seu percurso académico e profissional), as empresas podem divulgar vagas e publicações que possam interessar a quem quer trabalhar.

A mesma plataforma permite às empresas integrarem nos seus quadros pessoas mais competentes, pois facilmente ficam a conhecer de forma mais aprofundada o currículo e o perfil de vários candidatos.

O LinkedIn para pessoas

Sendo possível fazer a sua inscrição gratuita, o utilizador poderá optar por criar uma conta premium (carreira, negócios, vendas e contratações) que concede diferentes regalias. O LinkedIn pode mudar radicalmente a vida das pessoas, pois os utilizadores podem encontrar propostas de emprego num local bem distante do espaço geográfico onde se encontram.

O perfil pode ser criado pelo seu computador aqui [1], mas também o pode fazer através do seu dispositivo móvel, aqui [2].

Vantagens
  • Networking: criar uma rede de contactos profissionais.
  • Estar próximo de novas oportunidades de emprego.
  • Formar colaborações ou criar futuras parcerias.
  • Partilhar conteúdos, links e informações para reforçar a credibilidade do perfil.
  • Mostrar trabalho feito; fazer marketing pessoal.
  • Apresentar-se como um talento, um profissional especializado.
  • Procurar emprego.
  • Compartilhar conhecimentos com textos mais técnicos.
  • Interagir com profissionais e empresas que se admira.

 

O que é o LinkedIn para as empresas?

O LinkedIn é uma rede social de eleição para as empresas, pois são várias as vantagens que esta plataforma gera nas empresas. 

É uma rede social que se encontra centrada no mundo dos negócios e das carreiras, sendo um ponto de encontro que serve de palco para a criação de sinergias que visam a colaboração, a criação de novas oportunidades e a construção de um futuro melhor.

Como posso criar no LinkedIn um perfil empresarial de sucesso?

O LinkedIn para empresas pode revelar-se um passo importante para a sua empresa, pois é uma página institucional, que também pode ser usada como ferramenta comercial. 

Criar um perfil empresarial permite difundir a imagem da empresa, apresentando-a como uma marca empregadora, interessada em estabelecer parcerias, sendo capaz de gerar diversas oportunidades de negócios e de ampliar a rede de contactos, entre outras possibilidades.

No entanto, para usufruir de todas as funcionalidades desta plataforma deve criar uma Company Page.

Requisitos

Para criar uma Company Page, é indispensável já ter um perfil pessoal no LinkedIn (com indicação de ser funcionário da empresa em questão). É necessário ter um e-mail corporativo e ter um domínio próprio.

Esta é uma ferramenta importante para as estratégias de marketing de conteúdo, pois ajuda na promoção, levando a que a informação obtenha um maior alcance. Importa ainda referir que, como o formato da plataforma é responsivo, a respetiva visualização adapta-se bem, seja visto por computador, tablet ou computador.

Dicas
  • Fazer a união de todos os colaboradores da empresa na rede.
  • Criar anúncios que se revelem verdadeiramente valiosos para o público-alvo.
  • Usar as palavras-chave de forma correta.
  • Monitorizar o desempenho das publicações realizadas.
  • Impulsionar os anúncios relevantes.

O que é a Showcase Page?

As Company Pages permitem promover os produtos e serviços de uma empresa, possibilitam divulgar conteúdos e oportunidades, permitindo que os interessados na empresa ou nos produtos passem a seguir a LinkedIn Page, para assim estabelecerem um acesso mais direto às atualizações feitas. 

A Showcase Page é uma extensão da Company Page, uma “página de montra”, que permite que a empresa se possa destacar determinados aspetos do negócio. Esta ferramenta revela-se importante, pois permite que se possa segmentar melhor, levando os produtos certos ao público mais interessado neles.

Há organizações que atuam em diferentes segmentos. Contudo, divulgar tudo numa única página é um erro, pois uma determinada marca ou produto que agrada a um público, pode desagradar a outro.

Logo, o público pode optar por seguir apenas a Showcase Page pretendida, recebendo apenas os conteúdos que são do seu interesse, sem ter que contactar com anúncios de outros segmentos da empresa que não são do seu interesse.

Vantagens da criação de uma company page ou de uma página de empresa:
  • Conceder maior visibilidade e credibilidade, aumentando as probabilidades da empresa ser encontrada nas pesquisas realizadas.
  • Agregar valor às relações de trabalho, ajudando a dar uma imagem positiva da marca.
  • Permitir a criação de Showcase Pages, que são “Páginas Montra”, representando uma extensão da página da empresa, que permite destacar iniciativas, unidades de negócio, marcas ou até produtos/serviços.
  • Possibilitar a divulgação de produtos e de serviços, com partilha de links que direcionam diretamente para o website da empresa.
  • Permitir que se publiquem ofertas de emprego e consultar perfis de potenciais candidatos, permitindo avaliar as melhores escolhas, de forma rápida e eficaz.
  • Tornar mais fácil detetar autênticos talentos que tenham know-how e experiência, representando verdadeiros reforços, ativos que valorizam verdadeiramente a empresa.
  • Poder partilhar conteúdos relevantes, de interesse, diretamente ao público-alvo.
  • Permitir a partilha de publicações do blog da empresa.
  • Permitir aumentar o tráfego do site da empresa.
  • Aumentar as possibilidades de angariar novos leads e novos clientes.
  • Ajudar a melhorar o ranking do site / blog da empresa nos motores de pesquisa (nomeadamente, o Google).
  • Permitir criar uma ligação direta com o público-alvo da empresa (principalmente nas empresas B2B, empresas que têm como clientes principais outras empresas).

Como posso, então, criar um perfil de empresa no LinkedIn?


1. Ter ou criar um perfil pessoal
  • Com uma conta pessoal.
  • Com um e-mail corporativo para poder fazer uma Company Page.

Nota: se ainda não tem uma conta no LinkedIn, deve criar a sua conta.

2. Criação da página

Depois de ter uma conta pessoal, segue-se a criação da página da empresa. 

Para evitar mal-entendidos que possam confundir o público-alvo, convém assegurar que não há nenhuma companhia com o mesmo nome que a sua no LinkedIn. Convém evitar conflitos desnecessários. O caminho mais seguro para o sucesso é feito com autenticidade.

Depois de ter essa certeza, clique em “Soluções” no alto do monitor. Depois, role o rato até encontrar a opção “Crie uma Company Page.”

3. Complemento de dados da empresa

Preencha os campos pré-definidos:

  • nome da empresa.
  • endereço do site.
  • detalhes sobre o seu setor de atuação e tamanho.
  • escolha de um URL público do LinkedIn para a empresa.

Nota: a criação de um URL estratégica é importante para que possa ser facilmente localizada. Por isso, não deve ser muito grande ou confusa (evite acentos e siglas). Será ainda necessário inserir o logo/marca da empresa na mesma página, tal como deverá criar um slogan.

4. Fazer uma descrição

É importante preencher todos os espaços nesta etapa que serve como um cartão de visitas da companhia no LinkedIn. Ser claro e objetivo nas informações passadas revela-se de elevado valor para os utilizadores:

  • Revela a missão da empresa.
  • Explica a visão e os valores da organização.
  • Faz a apresentação da empresa.

Nota: sendo o limite de apenas 2 mil carateres, convém ter em consideração que há a possibilidade de fazer a descrição com mais do que um idioma. No entanto, terá a oportunidade de definir o idioma principal.

5. Definição dos administradores

Há a possibilidade de definir 10 perfis para administrar a página, devendo todos serem de colaboradores da empresa.

6. Definição da imagem

Será necessário definir a imagem do perfil e da capa da página da empresa. 

Depois, resta publicar conteúdos, interagir com a audiência e retirar os proveitos da rede social. 

Nota: o uso de palavras-chave pode fazer uma significativa diferença no sucesso da empresa. Para encontrar as melhores palavras-chave para a sua empresa, pode usar aplicações como a Ubersuggest, uma ferramenta gratuita que ajuda a orientar as suas escolhas.

Que conteúdos devo publicar?

Eis algumas dicas para que tenha bons conteúdos para as suas publicações…

Partilhe publicações de artigos do blog

Além de aumentar o alcance das publicações, ainda ajuda a desenvolver o conhecimento sobre a marca. Faça-o com comentário pessoal; com URL curto; e certifique-se que a miniatura está ótima.

Partilhe notícias/investigações da indústria onde se encontra inserida a empresa

Os utilizadores business-to-business da plataforma LinkedIn costumam procurar conteúdos que estejam relacionados com o setor onde se encontram. Por isso, qualquer conteúdo relacionado com o setor, como notícias, inovações tecnológicas, relatórios, investigações ou estudos de caso, entre outras, revelam-se temáticas de interesse.

Publicações detalhadas e em estilo de lista

Por vezes, justifica-se a criação de conteúdos exclusivos para LinkedIn, nomeadamente em listas ou com instruções. Recomendam-se conteúdos breves, com uma formatação de fácil digestão, com um máximo de 2000 palavras.

Entre as publicações que funcionam bem no LinkedIn estão os conselhos úteis e de inspiração. Além disso, entre os mais populares, encontram-se dicas e truques de liderança, temáticas que visem estimular a produtividade, fomentar a liderança e estimular o sucesso profissional.

Atualizações de fotos

A publicação de fotos é outra forma de mostrar a empresa. As fotografias revelam-se uma espécie de janela para a empresa se abrir para o mundo. Revelar eventos, escritórios, funcionários a realizarem as suas funções; partilhar as atividades da empresa;… mostra generosidade da empresa. Uma partilha do seu elemento mais humano.

LinkedIn Ads

O LinkedIn é uma rede social que conta com mais de 500 milhões de utilizadores em todo o planeta. Pessoas que divulgam dados relevantes (um perfil profissional / cargo que exercem / empresa para a qual trabalham / cargos ocupados em empresas anteriores / estudos realizados / universidades frequentadas / competências adquiridas, entre outras informações valiosas para quem pretende criar anúncios).

O LinkedIn tem mesmo uma página de boas práticas para a realização de anúncios e de campanhas. Pode confirmar isso mesmo, aqui [3].

Melhores práticas:
  • Crie títulos concisos, nunca superiores a 150 caracteres.
  • O texto da descrição deve ter menos de 70 caracteres (textos com mais de 100 podem aparecer truncados em computadores).
  • Incorpore imagens com 1200 x 627 pixels. 
  • Inclua um Call to Action para orientar o seu público.
  • Siga as especificações dos anúncios para Sponsored Content de forma a obter informações mais detalhadas e precisas para a criação dos seus anúncios.
  • Seja específico na segmentação do anúncio, sem restringir demais o seu público-alvo.
  • Inclua variedade.
  • Não compartilhe notícias de modo frio. Deve analisar as notícias do setor, com pontos de vista, de forma a ser um exemplo de liderança na sua área.
  • Seja um selecionador de conteúdo precioso e relevante. Partilhe informações úteis e relevantes, mencionando as fontes.
  • Em vez de criar conteúdo novo, pode também reutilizar o próprio conteúdo de qualidade do seu blog, site e canais de redes sociais (nomeadamente conteúdo multimédia).

Se pretende implementar campanhas no LinkedIn de sucesso, que ajudem o seu negócio a chegar a outros patamares, pode ser necessário estabelecer uma parceria com uma empresa experiente na área, como a Constant Circle [4]

Faça todas as questões que precisa de ver respondidas a uma empresa que tem todas as respostas de que precisa para ter sucesso no mundo do marketing digital.

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle [5] e da Doctorino [6]. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.