Quantcast
Eventos

Como estão a lidar os profissionais de medicina dentária com as emoções?

Depois de dois anos em formato virtual, as Conferências Saúde Oral regressaram ao encontro presencial. No dia em que também foram entregues os Prémios Saúde Oral, numa cerimónia particularmente emotiva, os vários debates, apresentações e mesas redondas abordaram temas como a formação em medicina dentária, o workflow das clínicas dentárias e a promoção da saúde mental e bem-estar dos profissionais.

O regresso era ansiado e aconteceu ontem [21 de junho de 2022] no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa. Com o tema “Smile makeover | In & Out”, o ponto de encontro da classe dentária promovido pela revista Saúde Oral e a Abilways Portugal destacou a importância do coaching e da inteligência emocional para profissionais de saúde oral. Se os profissionais do setor trabalham diariamente para aumentar a autoestima dos seus pacientes e devolver-lhes felicidade, até que ponto estarão eles a contemplar as suas próprias necessidades de bem-estar? Damiana Fernandes, higienista oral e fundadora do Vida Pro e Plana apresentou algumas estratégias práticas de inteligência emocional e alta performance dando também a conhecer aspetos da sua vida pessoal e do impacto que a pandemia teve na necessidade de “olhar para dentro” e de fazer mudanças diárias.

 

Também Manuela Rodrigues, médica dentista e fundadora do Mindful Dentistry Training deu a conhecer “os segredos para a felicidade na medicina dentária” e explicou a teoria do fluxo, o stresse positivo e o stresse negativo chamando a atenção para o facto de alguns profissionais do setor ainda não se encontrarem em burnout propriamente dito, mas terem grandes níveis de stresse e de exaustão acompanhados de um sentimento de estagnação.

Parte do dia foi ainda dedicado ao tema da formação e alguns dos oradores presentes mostraram-se preocupados com o estado atual dos cursos lecionados nas universidades de medicina dentária e do pouco acesso dos futuros profissionais no que respeita aos procedimentos a aplicar na prática. “Especialização e autonomia das equipas na estética dentária” foi o tema de uma entrevista realizada pela diretora editorial da Saúde Oral Joana Vieira a Dárcio Fonseca, diretor clínico da BeClinique e diretor e coordenador docente da PGO-UCAM Portugal e Fernando Peres, médico dentista especialista em ortodontia. Ambos abordaram a sua visão sobre o que falta nos planos curriculares das universidades e qual o papel de outros cursos na formação continua dos médicos dentistas.

 

Numa outra ocasião, a mesa-redonda “O que falta na formação em Portugal para garantir uma melhor preparação dos profissionais para os desafios laborais” também destacou o tema formativo, mas dando destaque à importância de adquirir ferramentas de gestão essenciais para quem tem negócios próprios e precisa de aliar a gestão à prática clínica. Com a presença dos oradores Miguel Martins, presidente da Incisivos − Associação dos Empresários da Medicina Dentária, Nuno Araújo, professor na CESPU e João Figueiredo, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária, o debate reforçou a importância de os médicos dentistas não se sentirem sozinhos a gerir as suas clínicas.

Desafios recorrentes na saúde oral

 

Na parte da manhã, o médico dentista, mestre em ortodontia e ortopedia facial Pedro Costa Monteiro apresentou o tema “Fluxo digital na estética dentária” onde explicou a forma como a clínica que gere tem recorrido a ferramentas virtuais para evoluir e ao novo workflow com pessoas cada vez mais disponíveis para ter consultas online, uma tendência reforçada pela pandemia. Por outro lado, Pedro Brito, técnico de prótese dentária e docente na Cooperativa de Ensino Egas Moniz teve a seu cargo uma apresentação sobre o importante papel dos técnicos de prótese dentária na estética dentária. “The other side of smile” foi o título que escolheu para dar a conhecer alguns casos clínicos e destacar a importância da paixão em tudo o que fazemos.

Houve ainda tempo para debater os prós e os contras da restauração ou da colocação de implantes e das decisões que levam os médicos dentistas a recuperar a função perdida e a estética. Com a participação de João Malta Barbosa, médico dentista com especialização em prostodontia pela Universidade de Nova Iorque, Diogo Ressurreição, médico dentista com especialização em implantologia e reabilitação oral e João Ascenso, médico dentista na área da reabilitação oral, foi sublinhada a questão de respeitar as exigências de cada caso recorrendo a equipas multidisciplinares e da preservação do dente sempre que tal for possível. No entanto, como muitas vezes existe a falta de um pré-diagnóstico, há pacientes que já chegam em fases muito avançadas e em que as alternativas já são mais escassas. “O limite saudável do doente é o que define se o dente deve ou não ser mantido”, explicou João Ascenso.

 

A emoção de premiar a excelência

A cerimónia de entrega da 11ª edição dos Prémios Saúde Oral ocorreu no final das Conferências Saúde Oral e foi marcada por vários momentos impactantes. Ainda a viver uma pandemia que não dá tréguas, vários vencedores abordaram os desafios que estes dois últimos anos e meio têm trazido ao setor e a importância de não desistir.

Foram atribuídos prémios em três categorias de produtos e a onze clínicos como melhores figuras do ano em várias áreas. No final, o Prémio Especial Carreira distinguiu Afonso Pinhão Ferreira. Deixamos-lhe a lista dos vencedores desta edição:

Design Clínicas Dentárias: Sabrab Architecture – Arquitetura e design Clínica Dentária de São Paulo – Parque das Nações

Software Clínico: NOVIGEST Aplicação integrada para a gestão de consultórios Tactis – Serviços Informáticos, Lda.

Inovação: Batas e Toucas Mágicas – Dente a Dente

Figura do ano na área da Ortodontia – Armando Dias da Silva

Figura do ano na área da Implantologia – João Gaspar

Figura do ano na área da Endodontia – Isabel Vasconcelos

Figura do ano na área da Periodontologia – Gonçalo Caramês

Figura do ano na área da Oclusão – José Felino Carvalhão

Figura do ano na área da Prostodontia – Carlos Falcão

Figura do ano na área da Reabilitação Oral – André Pimenta

Figura do ano na área da Odontopediatria – Inês Guerra Pereira

Figura do ano na área da Dentisteria – Sara Casado

Figura do ano na área da Higiene Oral – Teresa Albuquerque

Figura do ano na área dos Técnicos de Prótese – Oleg Blashkiv

Prémio Especial Carreira – Afonso Pinhão Ferreira

Leia a reportagem completa sobre as Conferências Saúde Oral e a entrega dos Prémios Saúde Oral na próxima edição da revista (julho e agosto de 2022).

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?