Saúde Oral

Comissão Europeia propõe programa de saúde EU4Health para fortalecer segurança no setor

UE adia aplicação do novo Regulamento Europeu de Dispositivos Médicos por um ano

A Comissão Europeia lançou o programa de saúde EU4Health para fortalecer a segurança no setor e atuar de forma preventiva perante possíveis crises futuras.

Este programa é compreendido pelo plano de recuperação  “Next Generation EU”, apresentado pela Comissão Europeia, e que visa aumentar temporariamente a capacidade financeira do orçamento da União Europeia, em 750 mil milhões de euros.

O EU4Health, que dispõe de uma verba de 9,4 mil milhões de euros, visa o reforço da segurança da saúde e respetiva prevenção de crises e o fortalecimento dos sistemas de saúde dos Estados-membros, nomeadamente através de melhor prevenção, vigilância, acesso, diagnóstico e tratamento das doenças.

Até ao momento não há qualquer informação sobre de que maneira o orçamento será dividido pelas diferentes áreas do programa, contudo, é sabido que uma das prioridades será o investimento na capacidade de resposta do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Segundo a Comissão Europeia, este programa de saúde proposto deverá aumentar a sua intervenção na saúde, no âmbito do Tratado, mantendo a soberania dos Estados-membros em matéria de política nacional de saúde.