- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Colgate-Palmolive quer investigar ligações entre saúde oral e problemas de saúde

A Colgate-Palmolive [1], em parceria com a organização de I&D Verily Life Sciences [2], vai conduzir um estudo clínico de dois anos para investigar as ligações entre a saúde oral e condições de saúde humana como as doenças cardiovasculares [3] e a diabetes tipo II, avança o portal Cosmetics Design Europe [4].

O Baseline Oral Health Study​ [5]​, nome dado ao estudo, pretende avaliar como as práticas de saúde oral, incluindo a terapia periodontal intensiva não cirúrgica e a utilização de escova de dentes inteligente e tecnologias conectadas da Colgate, afetam a saúde de forma mais ampla. Mais especificamente, se afetou as alterações correspondentes aos biomarcadores que caracterizam as condições de saúde sistemáticas das doenças cardiovasculares e/ou da diabetes tipo II.

“A saúde oral é uma janela para a saúde em geral”, disse a chief clinical officer da Colgate-Palmolive, Maria Ryan. ” Estamos ansiosos para realizar este estudo com Verily e incorporar as aprendizagens para avançar os cuidados de saúde oral e geral”, concluiu.

Já o head of clinical policy da Verily e da Google Health, Rob Califf, afirmou que já era sabido há algum tempo que a saúde oral, as doenças cardiovasculares e a diabetes estavam “interrelacionadas”, mas a profundidade da medição biológica neste ensaio iria expandir o conhecimento “dramaticamente”.

O ensaio clínico da Fase 4 controlado por dois anos vai começar este mês e tem como data de término maio de 2023. Vai envolver no total 200 participantes.