Quantcast
Saúde Oral

CED recomenda prestação dos cuidados orais durante a pandemia, “apesar das circunstâncias”

Relatório do Ministério da Saúde aponta falhas ao SNS, mas congratula chegada dos cuidados de saúde oral

O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) recomenda a continuidade da prestação dos cuidados orais durante a pandemia, devido ao facto de os pacientes estarem a adiar visitas regulares ao médico dentista, alertando para as consequências que isso acarreta para a saúde oral.

Os profissionais “sempre estiveram empenhados em fornecer cuidados atualizados, seguros e de alta qualidade, bem como em minimizar os riscos relacionados com os cuidados orais”, afirma o presidente do CED, Marco Landi, evidenciando que os consultórios e clínicas de medicina dentária europeus são espaços seguros, quanto à transmissão da covid-19.

Nesse sentido, o CED aconselha os europeus a não adiarem os tratamentos por causa da pandemia, incluindo as consultas preventivas e os cuidados não urgentes, uma vez que “são essenciais para uma boa saúde oral e para evitar complicações futuras”.

“Desde que se registaram os primeiros casos de covid-19, os governos europeus aplicaram uma série de medidas que tiveram particular impacto no setor da medicina dentária que, em vários países, ficou limitado aos atendimentos urgentes e inadiáveis”, lê-se em nota publicada no site da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Ao longo dos últimos meses, tem-se verificado “que o exercício da profissão é seguro, em virtude do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e do seguimento de todos os protocolos necessários para proteger paciente e equipa médico-dentária”.

Marco Landi esclarece que “os médicos dentistas estão na linha da frente, ao lado de outros profissionais de saúde, oferecendo tratamentos seguros, ao mesmo tempo que se mantêm comprometidos com o bem-estar dos seus pacientes”. Razões que levam o responsável a recomendar a continuidade da prestação dos habituais cuidados de medicina dentária, “apesar das circunstâncias”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?