- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

C.A.S.O da Mundo A Sorrir recebe Prémio Maria José Nogueira Pinto

A Mundo A Sorrir [1] foi a vencedora da nona edição do prémio Maria José Nogueira Pinto [2] com o projeto Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) [3]. Em comunicado, a associação recorda que o projeto trata-se de uma resposta social que pretende melhorar a saúde oral das populações socioeconomicamente vulneráveis, através de uma intervenção médico-dentária e do acompanhamento psicossocial.

Foram atribuídos 10 mil euros ao projeto C.A.S.O., uma vez que a sua ação corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária durante a sua vida, pela Dra. Maria José Nogueira Pinto.

 

“É uma honra muito grande para a Mundo A Sorrir receber o Prémio Maria José Nogueira Pinto. O valor monetário atribuído vai permitir que o projeto beneficie mais pessoas, nomeadamente aquelas que face às dificuldades provocadas pela pandemia se encontram numa situação frágil, a nível social e económico, melhorando a sua autoestima, o bem-estar e a sua qualidade de vida e potenciando a sua inclusão social”, destacou a presidente da Mundo A Sorrir, Mariana Dolores.

Após 12 anos de trabalho, o Centro de Apoio à Saúde Oral conta com quatro clínicas dentárias sociais em funcionamento, nomeadamente no Porto, Braga, Lisboa e Cascais, e beneficiou mais de 8 500 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, realizou 106 368 tratamentos médico dentários e 2 202 reabilitações orais.

 

Este ano, candidataram-se 80 projetos de intervenção social. O júri atribuiu também quatro menções honrosas. O Prémio Maria José Nogueira Pinto é uma iniciativa da MSD – Merck, Sharp & Dohme, que se destina a reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, em território nacional.