Quantcast
Saúde Oral

Brasil é o país do mundo com mais médicos dentistas e mais casos de edentulismo

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) revelou que, em 2021, o Brasil tinha aproximadamente 360 mil médicos dentistas em exercício, o maior número entre todos os países. O país é também o que possui mais casos de edentulismo, isto é, de ausência de dentes.

Em entrevista ao portal Campos24horas, o especialista e doutorado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo Hugo Lewgoy considera que tal ocorre apesar de “os médicos-dentistas brasileiros serem mundialmente reconhecidos pela competência e habilidade manual, e classificados entre os melhores profissionais do mundo.

 

“É inegável que existe uma medicina dentária de ponta no setor privado e outra ainda não tão desenvolvida no setor público. Isso não está relacionado com as competências dos profissionais do setor público e, sim, com a falta de acesso às tecnologias, materiais e equipamentos mais modernos”, nota.

O responsável nota ainda que o Brasil conta com um médico dentista para cada 634 habitantes, superior à recomendação da OMS de um para cada 1 500. “Apesar do grande número de médicos-dentistas e do grande número de cursos de medicina dentária existentes, ainda continuamos a ser um país com um grande número de desassistidos na questão dentária. Temos milhões de brasileiros que nunca foram a uma consulta” aponta.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?