Quantcast
autoteste

Autotestes de covid-19 podem ser supervisionados e certificados por médicos dentistas

O grupo de profissionais habilitados a realizar testes rápidos, incluindo a supervisão e certificação da realização de autoteste, inclui os médicos dentistas.

O grupo de profissionais habilitados a realizar Testes Rápidos de Antigénio (TRAg), incluindo a supervisão e certificação da realização de autoteste, inclui os médicos dentistas, informou a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), no seu site. Recorde-se que esta modalidade pode ser utilizada para aceder a lares, estabelecimentos de saúde e grandes eventos culturais ou desportivos, espaços que necessitam de teste de covid-19 obrigatório.

Para comprovar a certificação na modalidade autoteste, o médico dentista deve emitir um documento no qual constem obrigatoriamente os seguintes dados: identificação do cidadão; número de utente do Serviço Nacional de Saúde ou tipo e número de documento de identificação; data e hora da realização do autoteste; identificação da marca comercial, do fabricante e do lote do autoteste; resultado do autoteste e identificação do responsável pela supervisão e certificação (profissão, número da cédula profissional e número do registo da entidade na ERS).

 

Estão dispensadas da emissão do documento as situações em que o autoteste é realizado no momento de acesso à clínica ou consultório dentário (consultar detalhes em https://www.sns24.gov.pt/guia/teste-covid-19/).

Para a sua execução, os médicos dentistas devem ter experiência e competência para a colheita da amostra biológica, realização do teste e interpretação dos resultados. No caso dos profissionais habilitados, mas sem experiência, devem efetuar uma formação específica, disponibilizada pelo INSA.

 

Todos os médicos dentistas que realizem TRAg devem cumprir os requisitos da Circular Informativa Conjunta N.º 001/CD/100.20.200 de 12/02/2021 (pdf), bem como do Alerta de supervisão n.º 15/2020 (2.ª atualização) da ERS (pdf).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?