Quantcast
OMD

APA apresenta proposta de alteração à legislação sobre formação radiológica

Uma proposta de alteração em relação à formação em proteção radiológica foi apresentada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Uma proposta de alteração do Decreto-Lei nº227/2008, relativo à formação em proteção radiológica, foi apresentada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo o documento sido enviado à Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

A OMD, num artigo do seu site, explica que o regime estabelecido pelo decreto de lei está em processo de revisão, após a a consulta pública do Decreto-Lei nº108/2018 ter terminado.

 

Entre as sugestões dadas pela OMD que estão refletidas na nova proposta estão:

  • A criação de um grau de formação em proteção radiológica de Nível II, específico para a medicina dentária, com conteúdos programáticos adaptados, bem como com uma carga horária proporcional;
  • Número de horas exigidas ao responsável pela proteção radiológica passa das 100 horas (50h teóricas e 50h práticas) para as 24 horas (12h teóricas e 12h práticas);
  • As ordens profissionais podem ser reconhecidas como entidades formadoras, mediante cumprimento de certas condições.

A OMD informa que vai fazer chegar os seus contributos sobre a revisão legislativa até ao dia 15 de fevereiro, fim do prazo da consulta pública desta fase.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?