Quantcast
Saúde Oral

António Mano Azul nomeado Chief Dental Officer

O médico especialista em estomatologia e professor universitário António Mano Azul foi designado, mediante proposta da diretora-geral da Saúde, como representante nacional no Conselho Europeu de Chief Dental Officers (CECDO). A informação foi publicada em Diário da República, no dia 1 de setembro, e anunciada pelo profissional nas suas redes sociais.

O CECDO é composto por individualidades designadas por cada país da União Europeia (UE), por países do Espaço Económico Europeu (EEE) e por países externos à EU/EEE e tem como objetivo “proporcionar um fórum de partilha de conhecimentos e experiências e de análise e de debate sobre questões de saúde oral que afetam os membros da UE e do EEE”.  Além disto, “o representante deverá prestar consultoria aos governos nacionais, à Comissão e outras partes interessadas em questões que afetam a saúde oral, através da criação e manutenção de uma organização de contacto para os Diretores Odontológicos Europeus”.

António Mano Azul vai assumir a posição de representante nacional depois de Rui Calado, entretanto reformado, ter ocupado o cargo durante dez anos.

O exercício das referidas funções não será remunerado, sem prejuízo do eventual pagamento de ajudas de custo e subsídio de transporte, a suportar pela Direção-Geral da Saúde.

Perfil

António Mano Azul é licenciado em Medicina e especialista em Estomatologia, tendo exercido a função de docente na Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi professor responsável e assistente de várias unidades curriculares na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e professor visitante da Universidade de Bristol, Universidade de Copenhaga, Eastman Dental Institute, European Faculty of Oral Health Sciences e European School of Oncology. Foi também docente de várias unidades curriculares da licenciatura em Medicina Dentária, no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, tendo também lecionado no Instituto Superior de Saúde do Vale do Ave.

Desde 2016, é professor convidado na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, da Pós-Graduação em Medicina Oral, e, desde 2017, exerce também unções como professor convidado na Pós-Graduação em Cirurgia Oral da Universidade Católica Portuguesa.

Foi membro do EC Clearinghouse on Oral Problems Related to HIV Infection e consultor da Commission on Oral Research and Epidemiology da Federação Dentária Internacional. Entre 1991 e 2000, foi membro do Joint Working Group WHO/FDI, JWG14 (Oral manifestations of HIV/AIDS); e, entre 1992 e 2003, consultor do Working Group CORE 13 (Evaluations of Clinical Trials of Agents and Procedures to Prevent Caries and Periodontal Disease) da FDI.

Desde 1993, é membro do Advisory Board do Dental Aliance for AIDS/HIV Care (DAAC) e, desde 1994, pertence ao EU Working Group on Teaching Material on Oral Cancer and Precancer e ao European School of Oncology (ESO) Advisory Group on Oral Malignancy.

Em 1998, António Mano Azul fundou e presidiu, entre 2000 e 2002, a Associação Europeia de Medicina Oral e é autor de mais de uma centena de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.