Saúde Oral

Adolescente cria substituto saudável sem açúcar para satisfazer os desejos por doces

São geralmente as crianças que mais ouvem dizer que os doces fazem mal aos dentes, mas uma jovem estado-unidense transformou este ensinamento numa empresa de sucesso. A Zolli Candy produz chupa-chupas saudáveis e sem açúcar para ajudar todos aqueles que não conseguem viver sem adoçar a boca, mas sem prejudicar os dentes.

Em entrevista ao Dental Tribune International, Alina Morse, com apenas 15 anos, explica que teve a ideia de criar a empresa quando tinha sete anos, acabando posteriormente por se tornar numa das mais jovens empresárias do mundo. A empreendedora dirige também uma fundação sem fins lucrativos para promover a boa higiene oral nas crianças. Dez por cento dos lucros da Zolli Candy são para apoiar a educação para a saúde oral e o empreendedorismo nas escolas.

Morse refere que, em 2019, tornou-se “a mais jovem CEO de uma empresa da Inc. 5000 da lista das empresas privadas de maior crescimento nos EUA”.

“A minha empresa teve um crescimento de receitas em três anos de 696%, e a minha linha de doces mais vendida continua a ser a preferida das famílias de todo o mundo”, acrescenta a jovem.

A ideia surgiu, segundo explica, depois de um dia visitar o banco com o pai e lhe oferecerem um chupa: “O meu pai disse-me que o açúcar era mau para mim e para os dentes. Então perguntei: ‘Porque não podemos fazer um chupa-chupa que seja bom?’. Questionei e questionei até ao nascimento da Zollipops.”

Aos sete anos, Alina criou os Zollipops, os chupa-chupas para dentes limpos. Aprendeu a fazer doces através do YouTube e trocou os ingredientes nocivos para a saúde oral por alternativas saudáveis sugeridas pelo seu médico dentista e por higienistas orais.

Dois anos depois, tinha os produtos à venda na cadeia de distribuição Whole Foods Markets, na Califórnia. Atualmente, a empresa vende sete produtos: Zollipops, Zolli Drops, Zaffi Taffy, Zolli Carmelz, Zolli Gumeez, Zolli Beanz e Zolli Ball pops.

“O Zolli Candy é totalmente natural, sem glúten e sem lacticínios e vegan e não contém organismos geneticamente modificados. Contém eritritol e xilitol, as alternativas saudáveis ao açúcar, a fim não só de proporcionar um doce sem culpa, mas também de melhorar a saúde oral. Depois de uma refeição ou de um lanche açucarado, a nossa boca é ácida. O ácido pode suavizar o esmalte dos dentes ou dar energia aos pequenos monstrinhos que podem causar cáries. Ao elevar o nível de pH, os dentes sentem-se suaves e limpos, e tornam-se mais fortes. Ao ajudar a elevar o pH na boca, Zolli Candy neutraliza o ácido e ajuda a reduzir o risco de cárie”, explica a jovem.

A empresa Zolli Candy tem sido certificada como “isenta de açúcar”, além de ser vegetariana e não conter alergénios. Os “doces” contêm, contudo, eritritol e ajudam a equilibrar o pH e a reduzir as bactérias que provocam cáries, bem como as bactérias em geral existentes na cavidade oral.

“Zolli Candy também ajuda a estimular a saliva para ajudar a equilibrar o pH na boca, o que ajuda os dentes a remineralizarem-se e a ficarem mais fortes mais rapidamente”, acrescenta a empresária.