Formação

Academia Biolase anuncia formação online sobre laser dental

Academia Biolase anuncia formação online sobre laser dental

A plataforma educacional online Academia Biolase, acolhida pelo fabricante líder de laser dentário BIOLASE, anunciou um webinar sobre uma nova abordagem terapêutica relacionada com a utilização de lasers, com o objetivo de melhorar os resultados dos tratamentos periodontais.

No dia 13 de junho, a academia vai realizar um webinar gratuito com Alin Alexandru Odor, especialista em periodontologia. Os participantes ficarão a conhecer o efeito antimicrobiano da fotoativação do peróxido de hidrogénio aquando da utilização de lasers de díodo de 940 nm. Trata-se de um novo procedimento, baseado em evidências no tratamento da doença periodontal.

“Os utilizadores de laser têm a oportunidade de adquirir novas informações sobre os resultados antimicrobianos dos diferentes tratamentos periodontais não cirúrgicos”, expliou Odor, citado pela Dental Tribune International.

“O protocolo sugerido representa uma nova alternativa para os utilizadores de laser de díodo de 940 nm no tratamento da doença periodontal”, referiu, acrescentando ainda que este tem potencial para eliminar a necessidade de administração local ou geral de antibióticos e os seus efeitos secundários associados.

“Este protocolo, que se baseia na fotoativação por laser do peróxido de hidrogénio, representa também um procedimento promissor que pode reduzir a taxa de infeção pelo SARS-CoV-2, uma vez que parece que o peróxido de hidrogénio é eficaz contra o vírus”, conclui.

O especialista em periodontologia realiza diariamente tratamentos microcirúrgicos de regeneração de tecidos moles e duros, e a utilização de lasers no tratamento periodontal tem sido um interesse pessoal ao longo da sua carreira.

A análise e melhoria do efeito bactericida de 940 nm e 2 780 nm de comprimento de onda no tratamento periodontal foi o mote da investigação de Odor para a sua tese de doutoramento na Universidade Ovidius de Constanța, na Roménia, e na Universitat Internacional de Catalunya, em Barcelona, Espanha.

No decurso dos seus estudos, desenvolveu um novo sistema de desinfeção para o tratamento laser de 940 nm de díodo e um novo protocolo de duplo comprimento de onda para a sua utilização no tratamento de doenças periodontais.

webinar, intitulado “Uma nova abordagem terapêutica para o laser de 940 díodos no tratamento de doenças periodontais – protocolo Odor”, tem inscrições abertas na Academia Biolase.