Quantcast
Eventos

“A ortodontia vai muito além da técnica”

Teresa Pinho

Dedicado a ortodontistas portugueses e espanhóis, a 2ª edição da Align Iberia Summit decorreu nos dias 11 e 12 de março, em Madrid, e contou com mais de 450 profissionais de saúde oral. Entre outros temas, permitiu discutir a atual situação dos planos de tratamento e a sua digitalização, assim como as mais recentes inovações da Align Technology. A SAÚDE ORAL teve oportunidade de falar com três especialistas portugueses presentes no evento, que destacaram as novidades com maior impacto na prática do ortodontista. A primeira entrevista é com a médica dentista Teresa Pinho.

O que destaca do Align Iberia Summit?

 

O Align Iberia Summit é um evento focado na evidência clínica e científica, muito importante para os profissionais médicos dentistas que se dedicam ou que queiram começar a dedicar-se ao método de correção ortodôntica com o sistema Invisalign. Falamos de uma técnica de ortodontia transparente, que permite melhorar a excelência dos nossos tratamentos ortodônticos, tirando partido das inúmeras ferramentas digitais que estão à nossa disposição, permitindo uma maior previsibilidade de resultados. Além da componente de partilha de conhecimento, é a possibilidade de nos encontrarmos com colegas de profissão nacionais e internacionais e fazer networking no formato de mesas redondas, no qual tive o privilégio de participar, permitindo a troca de experiências que nos enriquecem enquanto profissionais. Importante ressalvar, como sempre digo, que a ortodontia vai muito para além da técnica, é efetivamente da conjugação das duas componentes que surge o êxito e o melhor para os nossos tratamentos/pacientes. A participação no Align Iberia Summit permite-nos usufruir de uma experiência formativa em prol das atualizações que, sem dúvida, são uma mais-valia que também contribui para o nosso êxito.

Sobre as inovações apresentadas no Align Iberia Summit, quais aquelas que considera mais disruptivas e com maior impacto na prática do ortodontista?

 

Todas as inovações apresentadas permitem uma prática mais eficiente, ainda assim destaco o ClinCheck Live Update para controlos 3D, que será lançado em breve, mas que eu já tenho o prazer de utilizar, que nos permite criar planos de tratamentos modificados em tempo real. Com esta funcionalidade, podemos fazer alterações no ClinCheck e ver os seus planos de tratamento revistos em apenas dois minutos, o que elimina o tempo perdido durante semanas entre o profissional e os CAD designers da Align, além de que é muito mais rigoroso no que diz respeito aos conhecimentos técnicos exigidos aos profissionais, permitindo fazer os seus próprios planos de tratamento sem dependerem de terceiros. Assim que o plano de tratamento virtual modificado em tempo real esteja em conformidade com o pretendido, o profissional pode imediatamente aprová-lo e dar início ao fabrico dos aligners transparentes. Mais uma vez, destaco a grande necessidade de um estudo contínuo para sermos cada vez melhores na técnica associada sempre à ortodontia.

Todas as inovações apresentadas permitem uma prática mais eficiente, ainda assim destaco o ClinCheck Live Update para controlos 3D, que será lançado em breve, mas que eu já tenho o prazer de utilizar, que nos permite criar planos de tratamentos modificados em tempo real.

 

De que que forma esta sinergia com o mercado dentário espanhol poderá acrescentar valor à prática clínica em Portugal?

 Espanha é um mercado grande, conhecer as práticas dos nossos colegas espanhóis permite-nos retirar aprendizagens para aplicar nas mais diversas situações, com que nos deparamos no dia-a-dia. Julgo que os colegas espanhóis sentem o mesmo, esta partilha de conhecimento torna-nos melhores profissionais. Valorizo muito a aprendizagem, e considero que para ser um bom profissional é essencial estar disposto a ouvir diferentes abordagens e maneiras de pensar. A ciência está sempre em evolução, é uma das particularidades do nosso trabalho.

 

Começam a surgir trabalhos científicos que vão comprovar o nosso êxito clínico e assim teremos a ciência aliada à clínica, como deve ser sempre. É desta sinergia que vamos conseguir fazer o melhor pelos nossos pacientes, em todas as vertentes desde o diagnóstico ao tratamento.

 

Teresa Pinho, PhD

PhD in Orthodontics and Pediatric Dentistry by University of Porto

Associate Professor with Aggregation at the University Institute of Health Sciences (IUCS-CESPU)

More than 120 articles published in international and national journals

Specialist in Orthodontics by the Portuguese Dental Association

Specialist in Pediatric Dentistry by the Portuguese Dental Association

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?