Dedicado a ortodontistas portugueses e espanhóis, a 2ª edição da Align Iberia Summit decorreu nos dias 11 e 12 de março, em Madrid, e contou com mais de 450 profissionais de saúde oral. Entre outros temas, permitiu discutir a atual situação dos planos de tratamento e a sua digitalização, assim como as mais recentes inovações da Align Technology. A SAÚDE ORAL teve oportunidade de falar com três especialistas portugueses presentes no evento, que destacaram as novidades com maior impacto na prática do ortodontista. A primeira entrevista é com a médica dentista Teresa Pinho.
O que destaca do Align Iberia Summit?
O Align Iberia Summit é um evento focado na evidência clínica e científica, muito importante para os profissionais médicos dentistas que se dedicam ou que queiram começar a dedicar-se ao método de correção ortodôntica com o sistema Invisalign. Falamos de uma técnica de ortodontia transparente, que permite melhorar a excelência dos nossos tratamentos ortodônticos, tirando partido das inúmeras ferramentas digitais que estão à nossa disposição, permitindo uma maior previsibilidade de resultados. Além da componente de partilha de conhecimento, é a possibilidade de nos encontrarmos com colegas de profissão nacionais e internacionais e fazer networking no formato de mesas redondas, no qual tive o privilégio de participar, permitindo a troca de experiências que nos enriquecem enquanto profissionais. Importante ressalvar, como sempre digo, que a ortodontia vai muito para além da técnica, é efetivamente da conjugação das duas componentes que surge o êxito e o melhor para os nossos tratamentos/pacientes. A participação no Align Iberia Summit permite-nos usufruir de uma experiência formativa em prol das atualizações que, sem dúvida, são uma mais-valia que também contribui para o nosso êxito.
Sobre as inovações apresentadas no Align Iberia Summit, quais aquelas que considera mais disruptivas e com maior impacto na prática do ortodontista?
Todas as inovações apresentadas permitem uma prática mais eficiente, ainda assim destaco o ClinCheck Live Update para controlos 3D, que será lançado em breve, mas que eu já tenho o prazer de utilizar, que nos permite criar planos de tratamentos modificados em tempo real. Com esta funcionalidade, podemos fazer alterações no ClinCheck e ver os seus planos de tratamento revistos em apenas dois minutos, o que elimina o tempo perdido durante semanas entre o profissional e os CAD designers da Align, além de que é muito mais rigoroso no que diz respeito aos conhecimentos técnicos exigidos aos profissionais, permitindo fazer os seus próprios planos de tratamento sem dependerem de terceiros. Assim que o plano de tratamento virtual modificado em tempo real esteja em conformidade com o pretendido, o profissional pode imediatamente aprová-lo e dar início ao fabrico dos aligners transparentes. Mais uma vez, destaco a grande necessidade de um estudo contínuo para sermos cada vez melhores na técnica associada sempre à ortodontia.
Todas as inovações apresentadas permitem uma prática mais eficiente, ainda assim destaco o ClinCheck Live Update para controlos 3D, que será lançado em breve, mas que eu já tenho o prazer de utilizar, que nos permite criar planos de tratamentos modificados em tempo real.
De que que forma esta sinergia com o mercado dentário espanhol poderá acrescentar valor à prática clínica em Portugal?
Espanha é um mercado grande, conhecer as práticas dos nossos colegas espanhóis permite-nos retirar aprendizagens para aplicar nas mais diversas situações, com que nos deparamos no dia-a-dia. Julgo que os colegas espanhóis sentem o mesmo, esta partilha de conhecimento torna-nos melhores profissionais. Valorizo muito a aprendizagem, e considero que para ser um bom profissional é essencial estar disposto a ouvir diferentes abordagens e maneiras de pensar. A ciência está sempre em evolução, é uma das particularidades do nosso trabalho.
Começam a surgir trabalhos científicos que vão comprovar o nosso êxito clínico e assim teremos a ciência aliada à clínica, como deve ser sempre. É desta sinergia que vamos conseguir fazer o melhor pelos nossos pacientes, em todas as vertentes desde o diagnóstico ao tratamento.
Teresa Pinho, PhD
PhD in Orthodontics and Pediatric Dentistry by University of Porto
Associate Professor with Aggregation at the University Institute of Health Sciences (IUCS-CESPU)
More than 120 articles published in international and national journals
Specialist in Orthodontics by the Portuguese Dental Association
Specialist in Pediatric Dentistry by the Portuguese Dental Association