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“A mudança para uma proposta mais sustentável é inevitável”

A responsável de marketing da GBSO − Global Brands Solutions, Rita Palma, sublinha o sucesso da linha sustentável da Jordan em Portugal.

Green Clean, a linha amiga do ambiente da Jordan, recebeu este ano o prémio de Produto do Ano 2021 na categoria de higiene oral sustentável. É composta por escovas manuais, acessórios interdentais e pastas dentífricas, que incluem plástico reciclado, pastas vegan e cerdas de base vegetal. Em entrevista à SAÚDE ORAL, a partner e responsável de marketing da GBSO − Global Brands Solutions −, Rita Palma, sublinha o sucesso desta linha no mercado português.

Em que consiste a linha Jordan Green Clean, quando foi criada e que produtos inclui?

A linha Green Clean é uma linha de produtos de higiene oral da marca Jordan. A marca de origem norueguesa foi pioneira na oferta massificada de acessórios de higiene oral em plástico reciclado, promovendo assim a economia circular sem prejuízo da eficácia dos produtos.

Esta linha é composta por escovas manuais, acessórios interdentais e pastas dentífricas. Tem produtos específicos para adultos e crianças de diversas idades. Os plásticos são recicláveis, as cerdas de base vegetal da planta da mamona, a cartonagem dos acessórios é de cartão reciclado e as pastas são vegan.

Esta linha foi lançada em 2019 em Portugal, começou apenas pelas escovas manuais, e desde aí a inovação tem sido uma constante. Este ano recebeu o prémio de Produto do Ano 2021 na categoria de higiene oral sustentável e tem recebido diversos prémios internacionais relacionados com a sustentabilidade dos materiais utilizados.

O que motivou a sua criação? (Quando surgiu esta maior preocupação com o ambiente?)

A origem da marca tem muito a ver com esta opção. Os escandinavos, em geral, e os noruegueses, em particular, são pioneiros na proteção ambiental e na redução do desperdício. Tem todo o sentido ser a Jordan a lançar este tipo de produtos e a investir na inovação deste segmento. O lançamento em Portugal foi praticamente em paralelo com o lançamento internacional e o consumidor português tem demonstrado uma grande adesão a esta linha, sobretudo porque já tem uma grande diversidade e porque tem confiança na eficácia dos produtos. Também temos tido por parte dos profissionais um grande interesse pela marca o que nos enche de orgulho e nos dá confiança para continuarmos este caminho que, sem dúvida, é uma tendência em rápida aceleração.

Como tem sido o feedback por parte dos clientes?

O feedback tem sido espetacular, tanto a nível internacional como no mercado português. A linha está a assumir um papel e um peso cada vez maiores nas vendas da marca Jordan, até porque grande parte da inovação está a ser lançada dentro desta linha. Em Portugal, com apenas seis referências de 40 no total, já representou no ano passado 20% das vendas totais da marca.

A título de exemplo, e a nível internacional, podemos referir que a marca em dois anos de mercado já vendeu cerca de oito milhões de escovas manuais, o que representa uma poupança considerável na utilização de plástico virgem pela utilização de plástico reciclado. Assim como a substituição por embalagem de cartão reciclado e do nylon baseado em recursos fósseis por nylon de base biológica, no caso das cerdas. Os consumidores estão cada vez mais atentos e sensibilizados para esta questão e a mudança para uma proposta mais sustentável é inevitável.

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