- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

A importância do ensino sobre gestão para os estudantes de dentária

Os profissionais da dentária saem da universidade com uma abundância de conhecimento clínico. Apesar disso, existe uma lacuna no ensino sobre gestão [1]. A estudante dentária Priyanka Shah, num artigo de opinião para o Dentistry [2], explica por que razão acha necessário ser ensinada gestão aos estudantes de medicina dentária.

“Cerca de 45% dos médicos dentistas que têm um contrato com o NHS [Serviço Nacional de Saúde britânico] antecipam a venda da sua clínica dentária nos próximos dois anos. Quase 50% estão a considerar abandonar a profissão por completo (24% reformando-se e 24% desiste). No entanto, as escolas dentárias ainda não fornecem pouco ou nenhum apoio nas vias de gestão”, aponta.

 

No seu entender, as escolas de medicina dentária “muitas vezes dissuadem os alunos de deterem as suas clínicas dentárias. É frequentemente apresentado como isolador e problemático. Bem, é forçado a tal com a falta de ferramentas para capacitar os alunos nesta viagem”.

No seu caso exemplifica a importância do módulo “Introduction to business accounting”, que teve de forma adicional durante o curso, uma vez que possibilitou ler demonstrações contabilísticas financeiras até aplicações de informação orçamental. “Não imagino ninguém a ser capaz de gerir o seu próprio negócio sem tal entendimento”, considera.