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Clínicas Dentárias

A importância da opinião dos pacientes no marketing das clínicas dentárias

Os inquéritos aos pacientes podem ajudar a melhorar a sua experiência e satisfação com a clínica dentária e servir como marketing.

Os inquéritos aos pacientes podem ajudar a melhorar a sua experiência e satisfação com a clínica dentária e servir como uma ferramenta de marketing. O portal GacetaDental aborda como as clínicas dentárias podem recolher estas opiniões, através de inquéritos de opinião.

Mais especificamente, são identificados como benefícios da realização de inquéritos aos doentes:

  • As pontuações de satisfação vão melhorar;
  • As áreas que necessitam de ser melhoradas podem ser identificadas;
  • Pode conduzir a uma melhor comunicação entre o paciente e o médico dentista;
  • Identificar as necessidades e preferências do paciente;
  • Melhorar os resultados clínicos;
  • Se as necessidades e preferências de um paciente puderem ser identificadas, a clínica dentária será capaz de satisfazer melhor as suas exigências.
 

Para recolher estes dados, as clínicas podem optar por um formulário por e-mail ou mesmo por SMS. Outro método pode ser um formulário, por exemplo em papel, para preencher enquanto se espera pela consulta, assim como um contacto telefónico, um ou dois dias após a visita aos médicos dentistas. No entanto, o portal ressalva que existe o risco de ligar em má altura ou responder com pressa e sem realmente pensar no feedback.

Antes de partilhar quaisquer comentários, o Gaceta Dental aconselha que esta:

  • Não deve incluir informações do paciente que possam levar à sua identificação e prejudicar a sua privacidade;
  • A linguagem da opinião deve ser adequada ao tom do site da clínica e das suas redes sociais.
 

Através destas opiniões, as clínicas podem melhorar os cuidados prestados e a divulgação dos cuidados junto dos conhecidos dos pacientes e também nas ferramentas de divulgação da própria clínica.

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