Quantcast
Branded Content

Clínica Vita Centro retrata saúde oral dos portugueses em tempos de covid-19

Clínica Vita Centro
A pandemia alterou drasticamente a saúde oral dos portugueses. Muitos acabaram por adiar ou cancelar as suas consultas e tratamentos dentários, contribuindo para um maior comprometimento destes cuidados. Em linha com o panorama nacional pandémico, a Clínica Vita Centro suspendeu a prestação de serviços das suas três unidades em março de 2020. Com a higiene e segurança reforçadas, voltaram a abrir portas e, nesta retoma de atividade, destacam os quadros clínicos provocados pela ansiedade como mais predominantes.

O adiamento de alguns cuidados de saúde oral foram a nota predominante no sucessivo cancelamento de consultas de medicina dentária. Regra geral, em 2020, devido ao agravamento da pandemia, alguns pacientes adiaram as suas consultas consideradas dispensáveis ou pouco urgentes. Tratamentos de implantologia, foram por exemplo adiados para 2021.

Em março de 2020, a Clínica Vita Centro suspendeu a sua atividade de prestação de serviços nas suas três unidades, numa conjetura desconhecida face à pandemia. Era importante salvaguardar a segurança de pacientes e de todos os colaboradores, nomeadamente assistentes dentárias e médicos dentistas.  A situação em meados de maio de 2020, era totalmente imprevisível, difícil de imaginar em termos futuros. Nessa altura, o Governo suspendeu a atividade de medicina dentária salvaguardando tratamentos urgentes e inadiáveis.

A clínica Vita Centro (www.vitacentro.com) adquiriu todo o equipamento de proteção individual (EPI); desinfetantes, álcool gel, máscaras de proteção reforçada. Foi necessário alterar a forma como atendíamos os pacientes. Os procedimentos de higiene e segurança foram incrementados, visando a segurança de todos. Implementámos novas regras e práticas. Com disciplina tudo se consegue. Os colaboradores, dentistas e pessoal auxiliar, empenharam-se para assegurar que as regras em tempos de pandemia eram cumpridas.

Foram tempos difíceis, ainda são. Os cuidados mantêm-se. Porém, o início da vacinação em Portugal e no mundo, veio criar algum otimismo e esperança de que tudo irá ao lugar.

Após a retoma da atividade, a predominância de quadros clínicos de ansiedade
Sentimos o aumento de casos de pacientes cujas queixas passam por ranger os dentes, bruxismo e dores na articulação temporomandibular. Neste sentido, as moldeiras de acrílico para dormir têm sido muito recomendadas. A pandemia trouxe incerteza, stresse e ansiedade. Muitas pessoas perderam os seus empregos, outras vivem na incerteza profissional. No fundo, a situação atual favorece estes quadros clínicos provocados pela ansiedade.

Cuidados aprovisionados em temos de pandemia
Nas clínicas Vita Centro, implementámos todas as medidas de higiene e segurança. Reforçámos os procedimentos de assepsia. O consultório do dentista é um local totalmente seguro e as pessoas não devem ter medo em frequentá-lo.

 

 

 

Este é um artigoSO Branded Content

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?