Tecnologia

Uso da realidade virtual na medicina dentária pode ter benefícios

Female patient virtual reality headset during a dental visit at dental clinic

A adoção de tecnologias de realidade virtual tem vindo a crescer em várias indústrias. E de acordo com um estudo recentemente publicado, a sua utilização na medicina dentária pode trazer benefícios ao nível da satisfação dos pacientes e na redução da ansiedade.

O estudo conjunto das universidades de Plymouth, Exeter e Birmingham colocou vários pacientes a utilizar óculos de realidade virtual durante tratamentos dentários. Alguns puderam imaginar que estavam numa praia. Outros foram transportados para um cenário citadino. Houve ainda um grupo de controlo que foi submetido aos tratamentos sem ter a possibilidade de experienciar realidade virtual.

Os resultados agora divulgados revelaram que os pacientes que puderam experienciar o cenário de praia foram também os que revelam ter sentido menos dor durante o tratamento, um resultado que não se verificou no caso dos pacientes que foram levados a crer que estavam numa cidade.

E apesar de serem necessários mais estudos para perceber que impacto pode ter a utilização de realidade virtual na diminuição de quadros de ansiedade na visita ao médico dentista, os autores deste estudo acreditam que pode ser uma estratégia para o futuro.

Sabine Pahl, uma das autoras do estudo, refere que “o facto de andar por uma cidade virtual não ter melhorado o resultado final mostra que distrair o paciente não é o suficiente. O cenário deve ser convidativo e relaxante”.

Saiba mais sobre o estudo aqui.