Eventos

Simpósio Nobel Biocare: “Queremos ter uma abordagem a 360 graus”

Nobel Biocare - Saúde Oral

O Simpósio Nobel Biocare decorreu no passado fim-de-semana em Albufeira e para António Moutinho, diretor-geral Ibérico, o balanço é “muito positivo”.

Os simpósios da Nobel Biocare primam por “não ser só um debitar de conhecimento. As pessoas vêm escolher a solução que melhor se adapta ao seu próprio negócio, sendo que esta pode conter produtos, formação ou outra valência”. A oferta de soluções variadas ou, de certo modo, personalizadas deve-se ao facto de “queremos ter uma abordagem a 360 graus”, refere António Moutinho.

Nobel Biocare - 1 - Saúde Oral

Mais de 250 participantes

Quando surgiu a ideia de criar este evento, o objetivo era realizá-lo de três em três anos. Contudo, devido à adesão dos profissionais “há sete anos que fazemos o simpósio anualmente”, revelou António Moutinho.

Este ano, o evento contou com mais de 250 participantes, o que “para um mercado como o português é brutal”, salientou o diretor-geral Ibérico, explicando que “vamos fazer um evento semelhante dentro de um mês em Santiago de Compostela, para o mercado espanhol, onde estamos a contar com cerca de 500 inscritos”.

Nobel Biocare - 2 - Saúde Oral

Tendo em conta que, em termos de dimensão, o mercado português é mais pequeno do que o espanhol, para o responsável o número de participantes no simpósio, em Portugal, é bastante significativo.

‘Uma base – uma vez’

Bernard Touati, ex-presidente da European Academy of Esthetic Dentistry, marcou presença nesta edição do Simpósio Nobel Biocare. Durante a palestra intitulada ‘Biological and Esthetic soft tissue integration: new surgical and restorative concepts’, o orador explicou, no que toca aos implantes, que a adesão das células requer um material biocompatível e uma superfície limpa e intocada. Por isso, para Bernard Touati, o “conceito de ‘pilar de cicatrização’ vai contra os princípios biológicos”. Neste sentido, defendeu o princípio de ‘uma base – uma vez’, ou seja, a utilização de “uma base que nunca temos de desconectar”.

Nobel Biocare - 3 - Saúde Oral

Além de Bernard Touati, esta edição do evento da Nobel Biocare contou com oradores como Isabella Rocchietta, Ana Ferro, Ernesto Tocantins, Manuel Neves, João Carlos Ramos, entre outros.

Reportagem na íntegra na próxima edição da revista Saúde Oral.