Saúde Oral

Será possível um seguro estatal para a saúde oral que chegue a todos os portugueses?

clínica dentária

Um seguro estatal semelhante à ADSE que permita a todos os portugueses terem acesso a cuidados de saúde oral. É esta a proposta da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que acredita que é preciso alargar o acesso dos portugueses a cuidados de saúde oral.

De acordo com Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, criar um sistema semelhante ao subsistema de saúde dos funcionários públicos – a ADSE – poderia permitir melhorar a saúde oral dos portugueses a longo prazo, evitando doenças que poderão ter mais custos para o SNS no futuro.

Ora segundo um estudo apresentado em 2016, o Estado precisaria de cerca de 280 milhões de euros anuais para poder dar a todos os utentes acesso a cuidados de medicina dentária em regime de convenção com consultórios privados, à semelhança daquilo que já acontece, por exemplo, na região autónoma da Madeira.

A Ordem dos Médicos Dentistas defende também que seria importante reforçar o programa de promoção da saúde oral através dos cheques-dentista, que oferecem tratamentos a grávidas, idosos, crianças que frequentem as escolas públicas e doentes com VIH.

De acordo com o balanço mais recente, o programa dos cheques-dentista já beneficiou cerca de 2,5 milhões de utentes desde 2008, com cerca de 3 milhões de cheques utilizados.