Médicos Dentistas

Sabe quantos médicos dentistas existem na União Europeia?

dentista - Saúde Oral

Só na União Europeia exercem a profissão de médico dentista um total de 345 mil profissionais. Os números dizem respeito ao ano de 2014 e foram revelados pelo Eurostat, que mostra ainda que no mesmo ano cerca de 13 mil estudantes graduaram-se em faculdades de medicina dentária na UE.

De acordo com os dados agora divulgados, a Grécia é o país comunitário com o maior número de médicos dentistas, com cerca de 126 profissionais por cada 100 mil habitantes. No fundo da tabela, com o menor número de dentistas por cada 100 mil habitantes, surgem países como a Eslováquia, Malta e a Polónia, com menos de 50 dentistas. O estudo não contempla dados relativos a Portugal.

O Eurostat refere, no entanto, que avaliando todas as estatísticas entre 2009 e 2014 é possível perceber que o número de médicos dentistas a exercer a profissão praticamente não se alterou nos Estados-Membros da União Europeia, tendo existido apenas aumentos substanciais em sete países, nomeadamente a Lituânia, país que entre esse período registou um aumento de 30% no número de dentistas por cada 100 mil habitantes.

Por outro lado, ficamos a saber que o número de estudantes que se graduaram em escolas de medicina dentária tem vindo aumentar, nomeadamente na Alemanha, país que em 2014 registou o maior número de graduados, com um total de 2300.