Formação

Realidade virtual está a chegar à formação de futuros cirurgiões dentários

realidade virtual - Saúde Oral

A Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, poderá começar a disponibilizar novas formas de formação para futuros cirurgiões dentários. Falamos de realidade virtual, uma tecnologia que está a ser estudada por investigadores da universidade britânica para que os estudantes de medicina dentária possam passar a treinar técnicas cirúrgicas com maior segurança.

Com recurso aos óculos de realidade virtual Oculus Rift, os estudantes vão poder ter uma visão 360 graus de uma sala de operações para que possam realizar os procedimentos. De acordo com a publicação Dentistry.co.uk, este tipo de tecnologia pode vir a desempenhar um papel importante na formação de futuros médicos dentistas, já que os pode ajudar a melhorar as técnicas cirúrgicas.

A ideia partiu de Yesh Pulijala, um cirurgião dentário que acredita que esta pode ser uma forma eficaz de contornar as limitações da formação convencional e que está a trabalhar com Minhua Ma, especialista na utilização de jogos de computador na educação e formação na área da saúde.

Para já, os investigadores estão a gravar cirurgias maxilofaciais para que estas possam, depois, ser disponibilizadas através de realidade virtual. O foco estará na correção de deformações faciais, mas mais tarde deverão ser disponibilizados outros tipos de cirurgias.