Saúde Oral

Portugueses são os europeus que vão menos ao dentista

check-up dentário - Saúde Oral

Portugal é o país da União Europeia onde as pessoas vão menos vezes ao dentista, com uma média de 0,5 consultas por ano, um valor abaixo da recomendação de duas consultas por ano. De acordo com dados publicados esta semana pelo gabinete de estatística da União Europeia (Eurostat), referentes ao ano de 2012, Portugal é um dos países onde se vai menos vezes ao médico.

Segundo os dados, os portugueses vão, em média, a quatro consultas médicas por ano, o terceiro valor mais baixo de toda a União Europeia, apenas á frente de países como Chipre e Suécia, com médias de 2 e 2,9 consultas anuais, respetivamente. No topo da lista surgem a Holanda, a República Checa e a Eslováquia, com médias de 11 a 12 consultas por ano, e Espanha, com uma média de oito consultas médicas anuais.

Em declarações à TSF, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, refere que apesar de estes dados serem referentes ao ano de 2012, pouco mudou desde então. Para além disso, “lamenta que os dados disponibilizados por Portugal a Bruxelas não sejam mais recentes”, refere a rádio.

Já José Manuel Silva, bastonário dos médicos, defende que apesar dos números revelarem que os portugueses recorrem muito pouco a consultas médicas, nos últimos anos “a situação melhorou um pouco”. O responsável diz ainda que são os pacientes portugueses quem mais recorre às urgências, em toda a OCDE.