Saúde Oral

“É a placa bacteriana, e não o envelhecimento, que causa a perda de dentes”

“É a placa bacteriana, e não o envelhecimento, que causa a perda de dentes”

A idade não causa a perda de dentes, mas sim uma má higiene oral aliada a outras doenças como a diabetes ou a pneumonia. O alerta é dado pela associação Mundo A Sorrir, que providencia cuidados de saúde oral a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Mundo A Sorrir, uma má higiene oral contribui para o aumento da placa bacteriana, da perda dos dentes e de outras doenças orais. Para promover uma boa saúde oral junto dos idosos, a Mundo A Sorrir integra a plataforma Academia do Bem Envelhecer, lançada no início do mês no âmbito do consórcio Porto4Ageing.

A iniciativa pretende informar e formar os idosos e os prestadores de cuidados nas áreas da vacinação, hábitos de vida saudáveis e uso adequado dos antibióticos e conta com a Mundo A Sorrir para explorar os cuidados que os idosos devem ter com os dentes, as gengivas e na limpeza das próteses dentárias removíveis.

A Mundo A Sorrir lançou em 2012 o projeto ‘Sorrisos de Porta em Porta’ no âmbito da qual pretende promover a saúde oral junto da população sénior em lares e centros de dia, capacitando os profissionais de geriatria.