Investigação

Periodontite associada a maior risco de mortalidade em pacientes com cirrose

periodontite - tratamento - Saúde Oral

Foi recentemente apresentado no International Liver Congress, que decorreu na Holanda, um estudo que indica que a periodontite está associada a um maior risco de mortalidade em pacientes com cirrose.

Esta não é a primeira vez que a periodontite é associada a outras patologias e ao seu agravamento, mas de acordo com o estudo de investigadores do Aarhus University Hospital, na Dinamarca, a periodontite severa pode ter impacto no risco de mortalidade dos pacientes com cirrose, uma doença do fígado que causa danos permanentes e, em muitos casos, leva à morte.

De acordo com o Dental Tribune, que cita o estudo agora apresentado publicamente, a investigação incluiu 184 pacientes, 44% dos quais sofriam de periodontite severa. Durante o período de um ano em que os investigadores fizeram o follow-up dos pacientes, cerca de metade faleceu, com o estudo a indicar que a periodontite severa estava associada a uma maior risco de mortalidade.

Lea Ladegaard Grønkjær, uma das principais investigadoras envolvidas no estudo, citada pelo Dental Tribune, refere que “a periodontite pode atuar como uma fonte persistente de translocação das bactérias orais, causando inflamação e aumentando as complicações da cirrose.”

Segundo a comunidade científica, a cirrose é a principal causa de transplante do fígado e é responsável por cerca de 2% de todas as mortes na Europa. A periodontite, por sua vez, afeta cerca de 35% da população adulta mundial.

Saiba mais sobre este estudo aqui.